Património Artístico da Igreja

Realizar-se-á no próximo dia 17 de Novembro no Seminário Maior de Lamego a Ação de Formação Critérios e Práticas de Conservação Preventiva, uma iniciativa do Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja em colaboração com o Departamento dos Bens Culturais da Diocese de Lamego.
Parte da degradação causada no património artístico das igrejas é ainda, frequentemente, motivada pela ausência de acompanhamento técnico adequado, mas também pelo desconhecimento de procedimentos básicos de manutenção.
Esta ação formativa incidindo em algumas das matérias mais carenciadas do património eclesiástico, através da análise de casos práticos e com uma linguagem acessível, destinada a um público não profissional, visa fornecer instruções básicas de diagnóstico e manutenção, mas também recomendações de fácil concretização e princípios básicos de conservação, passíveis de serem implementadas nas rotinas quotidianas das igrejas.

Objetivos:

  • - Identificar os principais fatores de risco e de degradação dos bens culturais da Igreja.
  • - Conhecer o conjunto de procedimentos e práticas de conservação preventiva, aconselháveis à correta manutenção do património das igrejas.
  • - Incentivar a implementação de planos de salvaguarda e prevenção.
  • - Favorecer a consolidação de uma cultura de proteção do património cultural da Igreja junto das comunidades.


Destinatários:
Ação de formação prioritariamente vocacionada para todos quantos se encontram em contacto permanente com o património artístico das igrejas, coordenando ou assegurando a sua manutenção: párocos; sacristães; zeladores; vigilantes; auxiliares; voluntários; membros de irmandades ou de comissões fabriqueiras.
Destina-se também a responsáveis, técnicos e colaboradores, com funções nas diversas áreas dos Bens Culturais da Igreja, bem como a todos aqueles que pretendam obter formação especializada neste domínio.
A ação terá um custo de 10 euros para os membros das Instituições Eclesiais e 20 euros para outros participantes com almoço incluído. As inscrições deverão ser realizadas até ao próximo dia 10, para os seguintes contactos:

Telefone: 254612147 (Cúria Diocesana)
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Departamento dos Bens Culturais, Patrimoniais e Arte Sacra da Diocese de Lamego

 

 

 

Categoria
Formação
Data
17-11-2018
Local
Seminário Maior de Lamego

Criado em iCagenda

A acontecer...

Notícias Recentes

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147

Este site usa cookies para uma melhor experiência de utilização. Saiba mais.