Formação de Catequistas em Alvarenga

A catequese, em todas as suas facetas, é, sem dúvida, uma das atividades a que a Igreja deve dar mais atenção, já que a propagação da fé e o anúncio do Reino implicam conhecimento da realidade da nossa crença e de tudo o que nos foi legado por Jesus Cristo.

A pastoral diocesana, mais concretamente, o Secretariado da Catequese, não têm descurado este aspeto, procurando incentivar a aplicação ao nosso tempo da melhor forma de podermos saber transmitir ao outro aquilo em que acreditamos.

A catequese é para todos, embora sejamos levados, numa primeira impressão, a pensar nas crianças e jovens, por serem o alvo principal, no nosso meio, da iniciação do conhecimento das realidades cristãs.

No caso em apreço, apenas daremos informação relativamente á catequese das crianças pois foi isso que aconteceu com a formação de catequistas na

Paróquia de Alvarenga, na manhã do passado sábado, dia doze de Maio.

Ali se deslocou uma delegação do Secretariado Diocesano da Catequese para dar formação aos cerca de duas dezenas de catequistas das paróquias de Alvarenga e Cabril que ansiosamente esperavam por esta sessão há muito desejada.

É de louvar a postura do secretariado diocesano por tomarem a iniciativa de se descolarem às paróquias que solicitarem a sua presença e é digno de registo a forma e o conteúdo como os ensinamentos foram transmitidos, - com clareza, pormenorizados, concretos, compreensíveis e acessíveis a todas as pessoas-.

Um reconhecido agradecimento ao Secretariado Diocesano da Catequese, na pessoa do seu responsável, Senhor Padre Tozé Ferreira, bem como aos elementos do Secretariado que o acompanharam, Senhoras, Dra. Isilda pela exposição de um trabalho recheado de ensinamentos para aplicação prática, Dra. Fátima pela sua participação alegre e activa e ao Dr. João Borges por nos dar a conhecer fórmulas musicais gesticuladas para que as crianças melhor compreendam as verdades da fé.

José Luís Morais, in Voz de Lamego, ano 88/24, n.º 44590, 15 de maio de 2018