Celebração do Crisma na Paróquia de Almacave - 2017

No dia 11 de junho, Solenidade da Santíssima Trindade, 42 jovens e alguns adultos receberam pela imposição das mãos do Senhor D. Jacinto Botelho, Bispo Emérito de Lamego, o Sacramento da Confirmação. Com a presença do Espirito Santo nas suas vidas comprometeram-se a ter a coragem de abrir caminhos que levam a um mundo melhor, mais justo, menos cruel e mais humano, mantendo presente a mensagem do Papa Francisco, no mês de maio, quando pedia aos jovens para serem protagonistas da sua própria história, decidindo o seu futuro e vivendo a sua juventude fora do sofá, deixando a sua marca cristã neste tempo que é seu.

Num mundo que gira a alta velocidade, indiferente ao sofrimento de quem passa e que se vai deixando esmagar pelas trevas, foram desafiados pelo grupo Almacave Jovem a ser ativos e a despertar do sono que os prende ao chão, entregando-se, sem medo, na certeza de que o seu gesto faz a diferença, que as suas mãos são necessárias na construção de um mundo melhor, e que as suas vidas devem deixar a marca de Cristo pelos caminhos que percorrerem.

A partir deste dia, tomaram consciência que a sua vida enquanto jovens cristãos não deve acabar no dia da sua Confirmação – antes pelo contrário – é aqui que começa o seu compromisso, podendo o mesmo refletir-se numa presença ativa nas atividades do Grupo Almacave Jovem e na vida da comunidade paroquial.

Partiram na esperança de se deixarem sempre apaixonar pela beleza inesgotável do Amor de Deus e pela novidade constante do Evangelho, aventurando-se de forma entusiástica no seu anúncio, tal como aconteceu com os Apóstolos no dia da sua Confirmação, o Dia do Pentecostes.

Catarina Gonçalves

Grupo Almacave Jovem, in Voz de Lamego, ano 87/31, n.º 4416, 13 de junho 2017