Nomeações de D. António Couto | Ano Pastoral 2017-2018
NOTA DA VIGARARIA GERAL
A Vigararia Geral da Diocese de Lamego informa que, sendo necessário proceder a diversas alterações nos ofícios eclesiásticos, o Sr. D. António José da Rocha Couto, Bispo da Diocese, decidiu:

DISPENSAR o Rev. Mons. Armando dos Santos Ribeiro, a seu pedido, da paroquialidade de São Silvestre de Britiande, no Arciprestado de Lamego;
DISPENSAR o Rev. Pe. Luciano Augusto dos Santos Moreira, a seu pedido, da paroquialidade de São Sebastião de Granja e de São Pedro de Penedono, na Zona Pastoral de Penedono, e autorizando-o a prosseguir os estudos de Ciclo III (Doutoramento) em História, mantendo os restantes encargos pastorais.
DISPENSAR o Rev. Pe. Francisco Guilherme Pinto, a seu pedido, da paroquialidade de Santa Luzia de Sarzeda, na Zona Pastoral de Sernancelhe, mantendo os restantes encargos pastorais.
DISPENSAR o Rev. Pe. Miguel dos Santos Patrício Peixoto de todos os encargos pastorais, sendo enviado para prosseguir os estudos de Ciclo II (Licenciatura canónica), na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma.
DISPENSAR o Rev. Pe. Diamantino José Alvaíde Duarte de Administrador Paroquial de Nossa Senhora da Conceição de Lamosa, na Zona Pastoral de Sernancelhe, mantendo os restantes encargos pastorais.
DISPENSAR o Rev. Pe Bráulio Manuel Félix Carvalho de Administrador Paroquial de São João Baptista de Quintela da Lapa, na Zona Pastoral de Sernancelhe, mantendo os restantes encargos pastorais.
DISPENSAR o Rev. Pe António Jorge Gomes Giroto de Administrador Paroquial de Nossa Senhora das Neves de Granjal, na Zona Pastoral de Sernancelhe, mantendo os restantes encargos pastorais.
DISPENSAR o Rev. Pe Rui Manuel Borges Ribeiro de Administrador Paroquial de São Martinho de Segões, na Zona Pastoral de Moimenta da Beira, mantendo os restantes encargos pastorais.
DISPENSAR o Rev. Pe. Filipe Manuel Pereira Rosa, a seu pedido, da função de Director do Departamento Diocesano da Catequese, mantendo os restantes encargos pastorais.
NOMEAR o Rev. Pe. José Miguel Loureiro Almeida como Pároco de São Sebastião de Granja, São Pedro de Penedono, na Zona Pastoral de Penedono, e Santa Luzia de Sarzeda, na Zona Pastoral de Sernancelhe, dispensando-o dos restantes encargos pastorais.
NOMEAR o Rev. Pe. António José dos Santos Ferreira como Pároco in solidum de São João Baptista de Felgueiras e do Santíssimo Salvador de Resende, na Zona Pastoral de Resende, integrando a equipa sacerdotal constituída pelo Rev. Mons. António Martins Teixeira e pelo Rev. Pe. José Augusto Almeida Marques. Nomeá-lo também como Director do Departamento Diocesano da Catequese, dispensando-o dos restantes encargos pastorais.
REORGANIZAR a Equipa Formadora do Seminário Diocesano de Lamego, mantendo o Rev. Pe. Joaquim Proença Dionísio (Reitor), acumulando com a função de Director do Centro de Estudos Fé e Cultura e o Rev. Pe. Vasco de Oliveira Pedrinho (Formador), e nomeando o Rev. Pe. Ângelo Fernando Gregório Ramos Santos como Formador, acumulando com o cargo de Director do Departamento Diocesano da Pastoral Vocacional, e o Rev. Pe. Aniceto da Costa Morgado como Director Espiritual, mantendo os restantes encargos pastorais.
NOMEAR o Rev. Pe. Joaquim Proença Dionísio e o Rev. Pe. Ângelo Fernando Gregório Ramos Santos como Párocos in solidum da Paróquia de São Silvestre de Britiande, no Arciprestado de Lamego.
NOMEAR o Rev. Pe. Diogo André Costa Rodrigues como Pároco de Nossa Senhora das Neves do Granjal, de Nossa Senhora da Conceição de Lamosa, de São João Baptista de Quintela da Lapa e de São Martinho de Segões, no Arciprestado de Moimenta da Beira/Sernancelhe/Tabuaço.
NOMEAR o Rev. Pe. Luís Rafael Teles Azevedo como Pároco in solidum de Santa Maria Maior de Almacave, Arciprestado de Lamego, integrando a equipa sacerdotal constituída pelo Rev. Mons. José Pinto Rodrigues Guedes e pelo Rev. Pe. José Fernando Saraiva Abrunhosa, mantendo os restantes encargos pastorais.
RECONDUZIR o Rev. Cón. Manuel Jorge Leal Domingues como Ecónomo Diocesano, por mais um quinquénio, mantendo os restantes encargos pastorais.
O Sr. D. António José da Rocha Couto e a Diocese manifestam a sua profunda gratidão a todos os sacerdotes que, com inestimável dedicação, exerceram os ofícios eclesiais nos quais cessam as suas funções e agradece a generosa disponibilidade de todos aqueles que assumem as novas responsabilidades que lhes são confiadas.
Lamego, 26 de Julho de 2017,
na memória litúrgica de S. Joaquim e S. Ana