Out

Lamosa tem novo Pároco: Pe. Diogo André

Numa tarde outonal de bastante calor, a receção feita pela paróquia da Lamosa ao Padre Diogo não foi menos calorosa que a própria tarde.

O povo reuniu-se, entusiasmado e agradecido, pela chegada do seu novo pároco. O adro da Igreja foi o palco do acolhimento. Diante da porta principal foi recebido com passadeira de flores, palmas, cânticos e discurso de boas vindas, por parte do presidente da Junta de Freguesia. Feita esta receção, o Senhor Vigário Geral, que já lhe tinha dado posse das paróquias de Quintela, Segões e Granjal, entregou-lhe agora a chave da igreja de Lamosa. E assim, o novo pároco abriu as portas do templo para que todos entrassem e se pudesse dar início à celebração da Eucaristia.

A acompanhar a entrada do padre Diogo estavam sete padres do arciprestado de Moimenta da Beira – Sernancelhe - Tabuaço, manifestando a comunhão presbiterial e a alegria de o ter como novo colaborador pastoral, nesta área da diocese de Lamego.

Após os ritos iniciais, foi dirigido ao padre Diogo um texto de boas vindas e de súplica, para que o novo pastor da comunidade lamosense faça e seja ao jeito do bom samaritano, como recomenda o plano pastoral diocesano, para este ano.

Depois da proclamação do Evangelho foi lida a Provisão de Nomeação, e dada posse da paróquia ao Pe Diogo Rodrigues. Durante a homilia, o Senhor Vigário Geral fez questão de realçar que o novo pároco tem a missão de trabalhar a e na vinha do Senhor, que o Evangelho tem evidenciado nos três últimos domingos, que neste caso é Lamosa. Pediu também, o Senhor Vigário Geral, que o novo pároco fosse acolhido, acarinhado, compreendido, ajudado, respeitado e animado  por todos, como amigo e familiar de cada pessoa e de cada família da comunidade paroquial.

No ofertório foram trazidos alguns símbolos ao altar, que ajudam a definir a missão do sacerdote ao serviço do povo de Deus. Antes do abraço da paz, o novo pároco recebeu a chave do sacrário, lugar de primeira importância, dentro dos templos cristãos. Após a distribuição da sagrada comunhão, foi lido um outro texto, agradecendo à Igreja de Lamego, na pessoa do Senhor Bispo e do Senhor Vigário Geral, pelo novo sacerdote enviado para Lamosa, e por todos os outros sacerdotes que paroquiaram Lamosa até hoje.

Por fim, o novo pároco tomou a palavra para agradecer à Igreja de Lamego pelo sacerdócio que recebeu recentemente e agradecer, de igual forma, o carinho e o acolhimento com que foi recebido na paróquia onde ficará a residir de agora em diante.

Terminada a Eucaristia, a festa continuou com um convívio muito participado e bastante animado, à volta de um recheado e saboroso lanche, que se prolongou pela noite dentro.

A Lamosa e ao Padre Diogo, as maiores bênçãos de Deus.

Pe. Diamantino Alvaíde, in Voz de Lamego, ano 87/45, n.º 4431, 10 de outubro 2017