SETENTAx7 – Jovens preparam-se para a Páscoa

O Departamento Diocesano da Pastoral de Jovens de Lamego (DDPJ de Lamego), de acordo com o que estava previsto no plano pastoral, realizou três encontros de Preparação para a Páscoa, congregando jovens de toda a Diocese em Tabuaço (24 de Fevereiro), Castro Daire (3 de Março) e Mêda (17 de Março).

“Ao longo do encontro, os membros da Equipa do DDPJ, interpelaram os jovens, com tempos de oração, reflexão, movimento, cânticos, atividades ao ar livre, à volta da passagem do Evangelho de São Mateus (18, 21-35) sobre o perdão sem limites, subdividindo em outros itens: Perdão "sem tráfego limitado"; Perdão "em saldos"; Perdão "sem makeup", etc. Realizamos atividades bastante interessantes e que pessoalmente eu gostei bastante, principalmente as várias as dinâmicas, desde criar um coração, a partir de fios entrelaçados em pregos; pedras na mão para realizar tarefas como apertar os atacadores, tirar um selfie, descascar um laranja... vendo como as pedras (falta de humildade para pedir perdão ou falta de vontade para perdoar) dificultam a vida.
Ficamos muito agradecidos pelas provocações, pelo testemunho, pela facilidade de comunicação e interação.”
Sara Silva, Tabuaço

“Neste encontro, intitulado de “SETENTAx7”, também refletimos sobre a relação entre a caridade e o perdão. É verdade que somos pecadores e fazemos muitas coisas más… mas também é verdade que fazemos coisas boas! Deus não se esquece dos nossos gestos mais bonitos e tem isso em conta (Livro de Ben-Sirá 3, 14). A caridade, para ser vivida em pleno, deve passar por um autentico amor ao próximo, sem olhar a quem. Para percebermos melhor isto ouvimos alguns testemunhos e também nos falaram do Docat. Não sabem o que é? Têm que o conhecer.  Neste pequeno livro podemos encontrar a Doutrina Social da Igreja Católica explicada de maneira bastante compreensível, abordando os temas sociais com que nos deparamos diariamente.”
Daniela Carvalho, Tarouquela

“Quase na parte final desta atividade, fomos convidados a "perdoar online" através da gravação, em grupo, de um vídeo que irá ser publicado, futuramente, nas redes sociais da DDPJ. Este tinha como base a interpretação da música "O que lá vai, lá vai", adaptada pelo DDPJ para o contexto em que estava inserida.
De seguida, elaboramos uma pequena recordação individual: um mini-coração construído com pregos e lã. Considero que, por vezes, cada um de nós é um desses pregos: todos eles estão distanciados, verticalmente pregados e sem qualquer tipo de contacto. Deus é esta lã, que une todos os pregos e os torna mais fortes pelo perdão!
Vivenciamos uma experiência única! Esta permitiu-nos uma melhor preparação para a Páscoa do Senhor, e uma melhor vivência deste Tempo Quaresmal. Um re-aproximar de Deus com a certeza de que Ele está sempre ao nosso lado!
"Perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido." Tornemos esta oração em lema e reafirmemos esta missão que nos foi confiada por Deus: a missão de perdoar!

Ana Jeni – Mêda

in Voz de Lamego, ano 88/16, n.º 4453, 20 de março de 2018