Comunicado do Conselho Diocesano de Presbíteros

No passado dia 27 de Abril realizou-se, no Seminário Maior de Lamego, o Conselho de Presbíteros.

Entre outros pontos de agenda, destacam-se os novos estilos de pastoral sócio caritativa criados neste ano pastoral, concluindo-se que houve uma maior sensibilização das comunidades para gestos e atitudes concretas de aproximação ao outro.

Foi, também, objeto de abordagem o tema central de base do novo plano pastoral que incidirá sobre a Igreja sendo este, depois, desdobrado por três anos: Povo Vocacional; Povo Sinodal e a Identidade da Igreja.

Reflectiu-se, ainda, acerca da oportunidade que constitui a aplicação pastoral da Exortação “Amoris Laetitia", recentemente publicada pelo Papa Francisco. Há que acolher bem, acompanhar e promover a proximidade, ajudando a pessoa a discernir acerca da sua (re)aproximação à comunidade cristã.

O Reitor do Seminário informou quais as despesas que decorrem das obras de remodelação que se têm realizado no edifício.

Por último, apelou-se à participação do clero no Simpósio que este ano comemora 25 anos, bem como, à preparação e participação na próxima Jornada Diocesana da Juventude a realizar em Pretarouca, arciprestado de Lamego.

O Secretário do Conselho, in Voz de Lamego, ano 88/22, n.º 44588, 1 de maio de 2018