Crisma em Almacave - Festa da Confirmação

Comunidade Paroquial de Santa Maria Maior de Almacave
 FESTA DA CONFIRMAÇÃO

No dia 3 de Junho de 2018, decorreu no Centro Paroquial de Almacave a Festa da Confirmação de 46 jovens crismandos e adultos, que assim receberam o dom do Espirito Santo nas suas vidas.

O seu percurso catequético de 10 anos, para a grande maioria dos jovens, foi este ano acompanhado mais de perto pelos jovens do Grupo Almacave Jovem que, em diversos encontros e no Retiro de preparação, levaram a que a sua percepção pela vida pastoral tenha sido mais alargada e, acima de tudo mais comprometida. Foram eles que quiseram fazer a animação litúrgica da celebração esperando agora que eles continuem a sua caminhada naquele Grupo.

Foram ainda participantes 7 adultos que, por decisão própria, optaram pela caminhada nesta sua fase de vida, sendo assim o seu discernimento diferente mas também ele aberto aos dons do Espirito Santo.

A Festa teve o seu pré-início na Vigília de Oração realizada no dia 2 de Junho, na Igreja Paroquial de Almacave que, repleta de participantes, se tornou o espaço de oração de todos pela vinda do Espirito Santo sobre os Crismandos.

Pela proximidade com a residência episcopal, os Crismandos e seus padrinhos fizeram, mais uma vez, o acompanhamento do Senhor D. António do Couto, do Paço Episcopal até ao local da celebração, numa procissão inicial, acompanhados ainda pelos 3 sacerdotes da equipa sacerdotal de Almacave.

Como habitualmente o local por excelência das celebrações, em que se torna o Auditório do Centro Paroquial de Almacave, ficou repleto de familiares e amigos que, se uniram a todos estes Crismandos neste seu compromisso de Fé.

Foi na base deste compromisso que o Bispo de Lamego, D. António Couto, se dirigiu aos presentes, para lhes fazer o apelo a serem “contemporâneos de Jesus Cristo” deixando que Ele entre e “caminhe passo a passo, gesto a gesto”. Mais referiu que deverá ser “através da vossa vida e dos vossos gestos e postura, da maneira de ser e de viver que passará tanto Deus”, uma “realidade invisível de Deus que quer que a transmitais sem medo … nos gestos de carinho, de um simples passar a mão no rosto de um doente ou idoso, um gesto divino”. São estas “coisas invisíveis as mais belas, que só podem ser vistas com os olhos do coração, para fazer acontecer o Invisível … o Espirito Santo alento de Deus, que sendo invisível vai dar cabo de vós, se vos abrirdes a Ele”. O prelado terminou a sua Homilia desejando que “o Espirito de Deis tome conta de vós, para que nasçam palavras e gestos novos na vossa vida”.

Aos Catequistas presentes apelou a que “levem o eco de Jesus Cristo” a todos, para que Ele ecoe nesta Comunidade de Almacave e em tantas outras, junto dos catequizandos das nossas paróquias.

Após o ritual da Crismação os novos Crismados passam assim a ser semente para exercerem as atividades que se comprometeram, de evangelização, de liturgia e de caridade.

Espera-se agora que eles possam vir a ser as testemunhas no mundo de hoje, da Mensagem de Jesus Cristo e que, os dons do Espirito Santo os fortaleçam e iluminem para que engrossem as hostes do Senhor na sua Missão de Vida.

Parabéns a todos os crismados.

Isolina Guerra, in Voz de Lamego, ano 88/27, n.º 4464, 5 de junho de 2018.