Celebração do Crisma em Sernancelhe

A comunidade  paroquial de S. João Baptista de Sernancelhe  viveu como comunidade cristã um momento particularmente intenso, com a confirmação de dezasseis dos seus jovens.

Sexta-feira á noite o senhor Bispo D. António Couto deslocou-se a esta Vila para um encontro com os referidos Crismandos. Simplicidade e profundidade, o símbolo e a realidade, o divino e o humano caracterizaram o momento.

Partindo da designação do sacramento, Crisma/Confirmação, passando pela imposição das mãos e Unção chegou-se ao essencial: Ungidos para que identificados com "O Ungido", Jesus Cristo. Etapas deliciosas de um serão profundamente marcante.

Domingo D. António voltou a Sernancelhe para a celebração da confirmação sendo acolhido e cumprimentado á porta da igreja matriz pelos dezasseis jovens. Da celebração retivemos  o momento sempre tão dicente do Crisma e a reflexão proporcionada pelo nosso Bispo a partir dos textos da Liturgia do XXVI domingo do tempo comum: não devemos nem podemos proibir os outros de fazer o bem ; a fragilidade dos tesouros que acumulamos que sucumbem á traça e á ferrugem e nos tornam pesados e com náusea; o verdadeiro tesouro  que brota da simples dádiva de um copo de água e que nos torna leves e verdadeiramente ricos.

Antes da bênção final os crismados ofereceram, em gesto de gratidão uma prenda ao senhor D. António, esclarecendo a insignificância desta face aquela que que pelas suas mãos lhes chegou da parte de Deus.

Aproveitou-se ainda o momento para despedida do padre Vítor Carreira que fez o seu estágio ao longo do ano com os padres Carlos e Francisco não só nesta comunidade, mas também noutras que lhes estão confiadas. O padre Vítor agradeceu todo o acolhimento e tudo o que recebeu, rematando: queiram ou não já fazem parte da minha vida.

D. António terminou lembrando aos crismados a sua pertença á comunidade, na qual se devem empenhar e crescer e á comunidade lembrou: eles são vossos, deveis recebê-los e acolhe-los.

Um agradecimento muito especial ao grupo coral que tudo fez para emprestar á celebração a solenidade e dignidade que se impunham.

Os Párocos, in Voz de Lamego, ano 88/42, n.º 4479, 2 de outubro de 2018