Visita Pastoral de D. António Couto à Paróquia do Seixo

Foi no passado Domingo, dia 11, um dia muitíssimo chuvoso, que D. António Couto se deslocou até à paróquia de Santa Maria Madalena do Seixo, para aí celebrar três Sacramentos com as gentes daquela terra: Eucaristia, Crisma e Santa Unção. Esta vinda esteve englobada na visita pastoral que o nosso bispo tem vindo a realizar naquela zona. Já duas semanas antes tinha reunido com os cinco (mil?) bravos seixences que receberam o Crisma. Nessa mesma altura andou por aquelas ruas, curiosamente ornamentadas com grandes rochas naturais, onde teve oportunidade de entrar nas casas de alguns dos seus condiocesanos mais frágeis para lhes fazer uma pequena visita e lhes administrar a Santa Unção.

Voltando ao dia mais festivo, foi pena o temporal, pois havia uma bela passadeira de flores à entrada da igreja que não se pôde apreciar e pisar durante muito tempo. Contudo, tratou-se de uma bonita celebração, com música bem tocada e bem cantada pela prata da casa. O senhor padre Carlos, num discurso de acolhimento fez questão de referir o grande empenho e empreendedorismo que existe nas pessoas do Seixo. Estes possibilitaram a transformação da terra de uma zona com pouco para oferecer numa área onde atualmente se encontram cerca de 20 empresas que ali fixam população e dão emprego.

Depois da celebração, onde o senhor bispo exortou a que todos deem a totalidade do coração a Deus, os neo-crismados deram, desde logo (não a Deus, mas ao D. António) uma colcha com mais de 50 anos, manufaturada na própria localidade. Por se tratar de uma terra onde se trabalha a pedra, os seixences quiseram oferecer-lhe também uma cruz desse mesmo material. Foi ainda oferecido um castiçal em estilo contemporâneo aos dois párocos (padre Francisco e padre Carlos).

No programa estava também uma visita ao cemitério que, por causa da chuva abundante, não se realizou.

Diogo Martinho,
in Voz de Lamego, ano 88/48, n.º 4485, 13 de novembro de 2018