Previous Next

Semana dos Seminários

Formar discípulos missionários.

Decorre de 11 a 18 do presente mês de Novembro a “Semana dos Seminários”. Este ano, o lema  “Formar discípulos missionários”, enquadra-se no “ano missionário” convocado pela Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), na ideia da Ratio fundamentalis institutionis sacerdotalis de que os Seminários devem “formar discípulos missionários” e no lema pastoral para a Diocese de Lamego (2018-2019): “Igreja chamada e enviada”.

O que significa isso de “Semana dos Seminários”? - «Olhar com mais atenção e cuidado para esta importante realidade da vida da Igreja», um olhar de gratidão, de realismo, de responsabilidade e compromisso, de confiança e esperança (D. António Azevedo) - É uma semana que apela a todo o Povo de Deus para se consciencializar da realidade que são os Seminários; Em que a Igreja se une de modo mais ativo na oração por aqueles que os constituem, agradecendo e pedindo ao Senhor que os fortaleça na sua vocação e que outros a esses se unam; Em que as paróquias são chamadas de forma mais urgente a comprometerem-se e a colaborar nas necessidades espirituais e materiais destas instituições; Em que aqueles que constituem os Seminários são chamados a percorrer as Dioceses dando a conhecer a instituição a que estão vinculados; (…) No fundo, em que todos são chamados a semear com renovada esperança e confiança a semente da vocação sacerdotal ministerial, ao mesmo tempo que acarinham, regando e cuidando, as pequenas sementes que o Senhor já faz germinar.

O que é o Seminário? - “Todo o batizado chamado à vocação sacerdotal é um discípulo gerado na família e na comunidade cristã que se dispõe a fazer um caminho de discernimento e preparação para participar, como pastor, na missão que Jesus confiou à Igreja” (ibidem) - Se nas linhas precedentes apontei este como tempo em que somos chamados a dar a conhecer o que é o Seminário, aproveito agora a oportunidade para o fazer. O Seminário foi indicado pelo Concílio Vaticano II como o “coração da Diocese” e como a “primeira” instituição da Diocese, que deve ser “objeto dos mais intensos e assíduos cuidados (…), porque dos Seminários dependem em grande parte a continuidade e a fecundidade do ministério sacerdotal da Igreja”. Ele é formado por Padres, Professores, Funcionários, etc. que acompanham um grupo de seminaristas, rapazes de mais ou menos idade, que se interrogam sobre um possível chamamento a servir a Igreja Católica no exercício do sacerdócio ordenado.

E na Diocese de Lamego? Na Diocese de Lamego há dois Seminários: o Maior, composto por um grupo de quatro seminaristas, e o Menor, composto por um grupo de três seminaristas. O Seminário Maior está dividido entre a cidade de Braga e Lamego. Em Braga, no Seminário Interdiocesano de São José, os nossos quatro seminaristas mais velhos estudam Teologia na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa. Ao fim-de-semana, reúnem-se em Lamego, cidade onde os nossos três seminaristas mais novos vivem e estudam no Agrupamento de Escolas da Sé.

O que as Dioceses devem esperar dos Seminários? - “Sacerdotes bem formados, chamados a ser «evangelizadores com espírito» e testemunhas da santidade de Deus” (ibidem) - As Dioceses tem o direito de esperar dos Seminários os sacerdotes que Deus lhes destina: homens disponíveis para servir o Povo de Deus numa atitude de alegre e gratuita entrega ao Reino de Deus, que após um período de sementeira numa vida íntima e diária com Cristo na oração, na vida comunitária e no estudo, estejam aptos humanamente, espiritualmente e intelectualmente para responder às necessidades da Igreja dos nossos dias, seja em que parte do mundo for. Alguns são, pois, chamados a exercer esse serviço por meio do sacerdócio ministerial – como diáconos ou presbíteros – outros, pelo sacerdócio comum dos fiéis, mas todos a serem “discípulos para a missão da Igreja de hoje” (ibidem).

Qual a responsabilidade das Igrejas locais para com os seus Seminários? O Povo de Deus é todo ele chamado a contribuir para a vitalidade dos Seminários. Compete ao Bispo e ao clero diocesanos organizar os Seminários e zelar pela ortodoxa formação dos futuros presbíteros e diáconos e a toda a Igreja zelar para que se formem em número e qualidade pastores que supram as necessidades evangelizadoras da Igreja universal. O contributo de todos nasce desde logo na família, célula básica da sociedade, onde a semente da vocação de especial consagração cristã não deve ser ignorada. Os pais, os avós, e todos os familiares, têm a missão de preparar o coração das crianças e jovens, como quem prepara a terra, para que, segundo a sua vontade, o Senhor possa passar e lançar as sementes das vocações sacerdotal, religiosa, matrimonial, etc. A toda a Igreja, compete igualmente a missão de acarinhar e estimular aqueles que tiveram já a coragem de dar o primeiro passo no caminho do sacerdócio, incorporando o Seminário, ou incentivar e rezar por aqueles que, indecisos ou sem coragem, ainda não tomaram essa iniciativa. Esta missão compromete de modo especial os Párocos (e todo o Presbitério). Por fim, é necessária a consciência de que ninguém é chamado por Deus para se fechar em si mesmo mas, “na docilidade ao Espírito, caminhar em Cristo, em direção ao Pai e aos outros” (ibidem). Os seminaristas são chamados a formarem-se, não para se enriquecerem a si próprios, mas no sentido de se abrirem à Igreja, entregando-se-lhe e servindo-a numa “missão que não se baseia em ideias nem em territórios mas parte do coração e dirige-se ao coração” (CEP). Essa formação acarreta os seus esforços diários mas também o esforço das suas famílias, nomeadamente nos custos que lhe são inerentes. Também toda a Diocese, em cada uma das suas comunidades paroquiais, é convocada a contribuir, por meio da oração e na partilha de bens materiais.

Oração: Deus Trindade, sabes o quanto somos mendigos de Ti. À beira do caminho procuramos a luz que dá mais sentido aos nossos dias e cura todas as nossas cegueiras. Tu passas sempre pela nossa vida e acendes em cada um de nós o desejo de sermos Teus discípulos. Na Tua estrada queremos ser formados. Nas Tuas palavras e nos Teus gestos, Ser instrumentos da Tua graça. 13 Juntos no caminho, queremos ser comunidade enviada em missão Rezamos por todos os que arriscam seguir-Te, especialmente os seminaristas e pré-seminaristas. Rezamos ainda por todos aqueles que se entregam totalmente a Ti e colocam a sua vida nas Tuas mãos Pedimos-Te que continues a despertar os corações adormecidos para que mais jovens das nossas comunidades aceitem o desafio de Te seguir.

João Pereira
Seminarista 5º ano, SML
in Voz de Lamego, ano 88/48, n.º 4485, 13 de novembro de 2018

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147