Fechar

Login
O CPM na Diocese de Lamego

É preciso recuar mais de 30 anos, para situar no tempo a entrada dos Cursos de Preparação para o Matrimónio, na Diocese de Lamego. Foi em 1974, corria o mês de Dezembro, e era então Bispo o Sr D. António de Castro Xavier Monteiro, que convidou o Casal Dória (Conceição e António), da Equipa de Nossa Senhora nº 2, do Porto, para formar a primeira equipa de casais animadores, tendo como assistente espiritual o Cónego José Cardoso. A estas duas figuras do clero lamecense é devida uma referência particular, pelo seu contributo decisivo no lançamento dos alicerces do Movimento, cuja natureza testemunhal lhe confere peculiar vocação formativa.
Na Primavera de 1975, realizaram-se os primeiros encontros com Noivos e nesse mesmo ano, iniciou-se a formação da segunda equipa, já sob a orientação do casal Ruivo de Carvalho (Margarida e Fernando) e com a assistência espiritual de Monsenhor Bouça Pires.


Os tempos conturbados que se viviam, não sendo propícios, também não retiraram a coragem a quem, com entusiasmo e amor, abraçou esta missão. Naquelas circunstâncias alguns casais se destacaram pela intrepidez da resposta que se exigia, sendo de referir a acção do Casal Santos Monteiro (Maria Manuela e António) e de Monsenhor Ilídio Fernandes que, ultrapassando a fronteira específica do CPM, foram desenvolvendo outras iniciativas de apoio aos Noivos e Casais em geral, integradas no enquadramento doutrinário definido pela “Familiaris Consortio”.


Em 1977, foi formada a terceira Equipa, com o mesmo Casal Responsável e tendo Monsenhor Arnaldo Cardoso como assistente espiritual.
Nos anos seguintes o Movimento cresceu, graças ao esforço e entusiasmo dos casais e assistentes espirituais das novas equipas. A expansão do Movimento, para outros pontos da Diocese, foi sempre preocupação dos responsáveis e, por isso, desde cedo se procurou o seu alargamento, nomeadamente para Tarouca, Armamar e Moimenta da Beira, através de casais que tinham feito a sua formação inicial na Sede.
Nos finais dos anos 80, o Cónego Dr Delfim de Almeida foi chamado a desempenhar as funções de Assistente Diocesano, dando continuidade ao trabalho desenvolvido pelo Cónego José Cardoso, entretanto falecido, e uma nova Equipa Diocesana foi constituída. A par das sessões com Noivos concretizadas, sobretudo, na Sede – foram-se fazendo algumas tentativas de divulgação em S. João da Pesqueira (Nagoselo), Vila Nova de Paiva (Touro), Resede e Cinfães. Neste último Arciprestado, beneficiando do entusiasmo e interesse do Cónego Acácio Soares foi, a partir de 1990, criado um Núcleo com uma equipa cujo dinamismo se tem mantido ao longo dos anos, constituindo um elemento importante na formação imediata dos Noivos. Foi nessa época que a Equipa Diocesana projectou e realizou o I Encontro Diocesano do CPM, iniciativa que mobilizou cerca de 80 casais e contou com a colaboração da Equipa Nacional.


Após um período de “arrefecimento”, as actividades foram retomadas em 2006, com uma Equipa comum às duas Paróquias da cidade de Lamego, estratégia que tem sido adoptada desde então. Monsenhor José Guedes e o Padre Dr José Ferreira são agora os assistentes espirituais das duas equipas que, anualmente, têm feito encontros com os Noivos, sob a coordenação da Equipa Diocesana cuja responsabilidade foi assumida pelo Casal Santos (Albertina e José Manuel).
A inserção de uma página no sítio da Diocese faz parte da estratégia que tem como objectivo disponibilizar informação útil para os Noivos e Casais, quer sobre acontecimentos e notícias, quer de caracter formativo.
A Equipa Diocesana
LAMEGO, Março de 2013