Festa de Nossa Senhora dos Remédios

«Nossa Senhora dos Remédios é, com certeza, nas suas coordenadas culturais e religiosas, o ponto mais alto da cidade de Lamego, mas a sua expressão maternal de Mãe de Deus e nossa Mãe atenta e carinhosa está profundamente enraizada nos corações de todos os seus filhos e filhas que vivem sob o céu e sobre o chão da nossa Diocese de Lamego, estendendo-se também um pouco por todo o nosso país e ainda pelo estrangeiro, onde tanta gente sente na carne e na alma as dores, aflições e angústias da condição humana e do tempo presente.» (Sr. D. António Couto, Nota Pastoral, 2013.08.09).

De modo a preparar espiritualmente esta festa, a Real Irmandade de Nossa Senhora dos Remédios em colaboração com a Reitoria do Santuário e com as Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição promovem a novena de preparação, com o seguinte horário:

06h00: Ângelus e Oração da Manhã. Exposição do Santíssimo Sacramento, Recitação do Terço e Bênção.

07h00: Santa Missa e Pregação

18h00: Oração Mariana

No dia 06 de Setembro, pelas 08h00, terá lugar a Procissão da Imagem de Nossa Senhora dos Remédios do Santuário para a Igreja das Chagas acompanhada pela Banda Marcial de Cambres.

No dia 08 de Setembro, Domingo, pelas 10h00 terá início a Solene Eucaristia em honra de Nossa Senhora dos Remédios presidida pelo Sr. D. António José da Rocha Couto, Bispo da Diocese de Lamego. No mesmo dia, com início pelas 16h00, terá lugar a Solene Procissão com saída da Igreja das Chagas.

«Aproveitemos este Ano da Fé para renovarmos a nossa Alegria cristã e a nossa Dedicação à Mãe de Deus e Mãe nossa, que sempre nos acolhe na sua Casa e nos conforta nos seus braços maternais.» (Sr. D. António Couto, Nota Pastoral, 2013.08.09)