Diocese de Lamego associa-se a campanha "Um de nós"

A defesa da vida humana, em todos os seus momentos e em todas as circunstâncias, é, não só um direito, mas também um dever de todos os homens e mulheres de boa vontade e deve unir, no mesmo esforço, todos os cidadãos. Desse modo, há alguns meses atrás, surgiu a iniciativa “Um de nós”, nascida na sociedade civil, em vários países europeus, com o objectivo de «promover uma cultura de Vida na Europa, pondo cada pessoa e a sua dignidade incomparável no centro dessa cultura.»

Esta promoção é feita através de uma “Iniciativa de Cidadãos”, que é um instrumento legislativo da União Europeia aprovado no Tratado de Lisboa, cujo objectivo é aproximar as Instituições Europeias dos cidadãos e melhorar a vivência democrática dentro da UE.

Também a Conferência Episcopal Portuguesa pediu a todas as comunidades eclesiais que impulsionassem esta iniciativa, de modo a poder atingir-se um número considerável de assinaturas que possam ser entregues à Comissão Europeia e ao Parlamento Europeu, a fim de que se vete tudo o que implique a aplicação de dinheiros comunitários para o financiamento de experiências em embriões e que se combata todo o comércio à volta deste fenómeno.

O Sr. D. António José da Rocha Couto lança, também, o desafio a todos os sacerdotes, religiosos e leigos da Diocese de Lamego participem activamente nesta campanha de recolha de assinaturas, sobretudo no primeiro fim de semana de Outubro, data proposta pela Conferência Episcopal Portuguesa.

O formulário das assinaturas está disponível no site da Iniciativa (www.umdenos.org), onde poderão obter-se todas as informações sobre esta nobre causa.

Cada um saberá, nas suas circunstâncias, promover, com a sua oração e o seu esforço, promover a causa da defesa da vida.