Dia Mundial das Missões

No dia 20 de Outubro, a Igreja põe no centro da sua atenção o Dia Mundial das Missões, olhando para Jesus Cristo, mas também olhando, com ternura, para todos aqueles que ainda não O conhecem ou, conhecendo-O, ainda não O amam.

Este Dia Mundial das Missões implica, em primeiro lugar, que "a Igreja de ontem, de hoje e de sempre, tem de ter os traços do rosto de Jesus Cristo, bom e belo pastor. Tem de ser, portanto, filial e fraterna, afectuosa e terna, próxima e acolhedora, casa de Deus no meio das casas dos seus filhos e das suas filhas" (D. António Couto, Outubro Missionário, p. 11, n. 1).

Constitui finalidade primordial deste Dia, pôr no centro da nossa atenção o dom da fé, pelo qual nos damos conta "que Deus vem ao encontro dos seus filhos com um amor ardente, reclamando de nós uma resposta ardente, que passará sempre pelo mais simples e mais comovente anúncio de que a Igreja é devedora ao homem: todos somos amados por Deus." (idem, n. 2)

É por isso que "a Igreja não pode ter o estilo e o método de uma empresa ou de uma ONG, pois deve saber que é uma comunidade de pessoas, animada pelo dinamismo do Espírito, que vive com alegria e espanto de Jesus Cristo e com Jesus Cristo, que não pode guardar só para si, mas transmitir a todos os homens." (idem, p. 12, n. 3)

Nesse sentido, ganha especial importância que toda a Igreja se considere "a si mesma como enviada e anunciadora, completamente vinculada ao seu Senhor (João 20,21), não seduzida pela novidade da última moda, mas bem assente na fidelidade ao seu Senhor, traduzida no dom total de si mesma, num estilo de vida pobre, humilde, despojado, feliz, apaixonado, ousado, próximo e dedicado." (idem, n. 4)

Neste Dia Mundial das Missões, todos os fiéis da Diocese de Lamego podem e devem unir as suas preces para que toda a Igreja ganhe novo ardor missionário, procurando, na medida das suas possibilidades, contribuir, com generosidade, para que continuem a existir os meios, humanos e materiais, para que o Evangelho chegue até às "periferias existenciais" e aos confins do mundo.

Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões

Guião Outubro Missionário