Visita Pastoral de D. António Couto à Paróquia da Desejosa

Nos dias 5 e 6 de janeiro de 2019, a Paróquia de Santo Antão da Freguesia da Desejosa teve a honra de receber o Sr. Bispo, D. António Couto, em Visita Pastoral. Esta é a primeira das Visitas Pastorais de D. António na Zona Pastoral de Tabuaço, e que se prolongarão até maio, finalizando na sede do Concelho.

No dia 5 de janeiro, pelas 15h00, o Sr. Bispo visitou as Capelas de São Sebastião e de Santo Ildefonso, no lugar da Balsa. Foi recebido com muita alegria pelos fiéis da paróquia e pela Banda de Música de Sendim. Aproveitou-se a Visita Pastoral do Sr. Bispo para inaugurar as obras de restauro das Capelas de São Sebastião e de Santo Ildefonso. Acompanharam o Sr. Bispo o Sr. Presidente da Câmara, Eng.º Carlos Carvalho, o Sr.º Presidente da Junta de Freguesia, Sr. Manuel Carvalho Costa, vários representantes da Camara Municipal e o Comandante dos Bombeiros Voluntários, Sr. Marcos Fonseca. Na sua homilia, D. António Couto, falou aos fiéis da importância de cada um para mantermos preservadas as nossas Igrejas que são Casa de Deus. Agradeceu aos fiéis, aos representantes da Camara Municipal, Junta de Freguesia, ao Pároco e todos envolvidos na preservação destas Capelas que são Património Nacional. Num ambiente de muita alegria e fraternização, seguiu-se um lanche onde todos puderam estar com o Sr. Bispo.

No dia 6 de janeiro, foi a vez do lugar da Desejosa, sede da Paróquia de Santo Antão. O segundo dia de Visita Pastoral à paróquia iniciou pelas 14h00. O Sr. Bispo foi recebido, num ambiente de muita alegria, pelo grupo coral da Paróquia e demais fiéis da comunidade. Foram-lhe explicadas, pelo Pároco, as obras de manutenção efetuadas nesta Igreja. Na sua homilia, D. António Couto falou de Santo Antão e da beleza das nossas terras onde as videiras e oliveiras têm lugar de destaque e são embelezadas por fenómenos climatéricos, neste caso, o branco das geadas. D. António, também lembrou que estas terras mais desertificadas são locais abençoados por Deus.

Os fiéis da Paróquia da Desejosa (onde se inclui o lugar e os fiéis da Balsa) ficaram maravilhados pelas palavras do Sr. Bispo, mas principalmente pelo carinho demonstrado a cada fiel. Esperamos vê-lo mais vezes. Em meu nome e de todos os fiéis da comunidade agradecemos a sua Visita Pastoral, rezamos por ele. Que Deus o abençoe.

André Batista, in Voz de Lamego, ano 89/06, n.º 4492, 8 de janeiro de 2019