Fechar

Login

02

Mar

2017

Visita Pastoral de D. António Couto às Monteiras

img_7806

A visita Pastoral do Senhor Bispo de Lamego à Paróquia de Monteiras decorreu de 23 a 26 de Fevereiro de 2017.

Dia 23, pelas 11h00, um grupo de pessoas aguardava a chegada do senhor Bispo, D. António Couto, acompanhado pelo pároco, o senhor Padre Valentim.

Após troca de saudações e boas-vindas, D. António dirigiu-se para a escola do primeiro ciclo do ensino básico, onde foi recebido pelos professores, alunos, pessoal auxiliar e pelo senhor padre Victor Silva. Coube a um aluno dar as boas-vindas ao ilustre visitante e agradecer a sua presença, oferecendo-lhe um raminho de flores e frutos silvestres.

As crianças cantaram algumas canções alusivas ao momento, uma das quais (o girassol). Ali, cada criança era um girassol à procura da Luz Divina, irradiada por Jesus, na pessoa do Senhor Bispo.

 

Era notória a ansiedade e curiosidade das crianças que ao sentirem-se donos do momento e com o seu nível cultural próprio, fizeram inúmeras perguntas, às quais o Senhor D. António respondia carinhosamente, querendo dizer: Aquele que me enviou ama-vos.

O encontro finalizou com um lanche oferecido pela escola.

img_7787

Da parte da tarde, visitou os doentes e idosos, do povo da Relva, administrando a cada um os Sacramentos da Eucaristia e Santa Unção. Celebrou a Santa Missa na capela de São João Baptista, salientando que uma capela ou igreja, no meio da povoação, é a casa de Deus, no meio de todos. Apelou ainda para a ajuda, união e paz entre todos. Administrou o Sacramento da Santa Unção a quem o quis receber, lembrando que este é o sacramento do amor e da misericórdia.

A tarde terminou com a visita à Associação Cultural e Recreativa, onde teve lugar um lanche convívio oferecido a todos os presentes.

No dia 24, coube ao povo das Carvalhas e Eido receber o nosso pastor que, nas respetivas capelas, rezou pelos que já partiram, pelos ausentes e presentes, encorajando-os e lembrando que Deus vela por todos nós.

Visitou os doentes, a quem deixou palavras reconfortantes, lembrando que o seu sofrimento tem um valor altíssimo perante Deus.

Na passagem pela sede da Junta de Freguesia, recebeu em nome de toda a comunidade, um belíssimo quadro com a réplica do brasão da freguesia.

img_7779

De seguida dirigiu-se para a Igreja Matriz onde celebrou a Santa Missa e administrou a Santa Unção. Teve ainda um encontro com os agentes de pastoral a quem agradeceu o trabalho silencioso, mas importante, que fazem pela Igreja de Cristo, incentivando-os a multiplicar a Igreja fazendo apostolado para fora da Igreja, indo ao encontro dos mais abandonados e nunca desanimando, pois quem escolhe Jesus Cristo escolhe o melhor.

No dia 25, pelas 16h00, teve o encontro com os crismandos pedindo que as suas vidas sejam sempre alegres e repletas de Jesus Cristo. Que as suas mãos estejam sempre em posição de acolher os Dons que Deus lhes concede sempre. Visitou os doentes do povo de Colo do Pito e celebrou a Santa Missa na Capela de Nossa Senhora da Saúde, salientando que Deus vem ao nosso encontro porque nos ama infinitamente e a todos desafiou a procurar corresponder com o mesmo amor. Terminou o encontro em ameno convívio na Associação Cultural e Recreativa onde foi servido um lanche a todas as pessoas presentes.

Dia 26, o último dia da visita pastoral, pelas 11h30, o Senhor Bispo foi recebido com aplausos e entusiasmo da população onde se destacava o grupo dos crismandos que ofereceu um ramo de flores, símbolo de amor e gratidão.

Na Mensagem de boas vindas deu-se principal ênfase ao papel da Igreja no mundo atual em que todo o cristão é chamado a ter um papel ativo na igreja todos corresponsáveis no anúncio da Salvação operada por Jesus Cristo.

Já na Igreja Matriz, deu-se início à celebração da Santa Missa Dominical e administração do Sacramento da Confirmação a 7 jovens a quem desafiou a serem testemunhas de Cristo e luz para o mundo, através do Espírito Santo que acabavam de receber.

A paróquia agradecida ofereceu a Sua Excelência Reverendíssima uma pequena lembrança.

Depois da Santa Missa, houve um almoço convívio aberto a toda a comunidade.

Esta visita foi, para toda comunidade paroquial, uma bênção de Deus. Resta-nos corresponder aos apelos e conselhos do nosso pastor. Bem-haja, Senhor Bispo.

 

Adélia Ferreira, in Voz de Lamego, ano 87/16, n.º 4401, 28 de fevereiro de 2017