Fechar

Login

12

Abr

2017

Visita Pastoral de D. António Couto a Freigil e a São Romão

Nos passados dias 7, 8 e 9 de Abril decorreu a visita Pastoral às paróquias de S. São Romão e Santa Maria de Freigil. Nestes três dias reinou um espírito de saudável de convivência e agradável surpresa. Sua Ex.cia Rev.ma Sr. D. António Couto, Bispo da Diocese de Lamego transmitiu um profundo sentimento de alegria e de esperança a todos os que com ele se cruzaram.

Iniciou a visita pastoral à sede da Junta da união de Freguesias de Freigil e Miomães, no qual foi recebido pelos elementos da junta com muita simpatia e acolhimento, tendo esta junta manifestado a sua preocupação pela contínua perda de população que se traduz num revés assustador de assegurar serviços que seriam de estrema importância para as populações residentes.

Seguiu-se uma visita formal, institucional e sacramental ao centro Comunitário de São Romão, onde foi recebido pelos representantes da Direção deste centro, pelos funcionários e pelos utentes e alguns membros da Comunidade Paroquial de São Romão que o saudarem efusivamente pela distinta visita. De seguida realizou-se uma celebração do Sacramento da Santa Unção na qual o Sr. Bispo transmitiu palavras de conforto que ficaram gravadas em todos os que ali se encontram numa situação de maior fragilidade. De seguida foi recebido nas instalações da sede da Junta de freguesia de São Romão onde foi acompanhado pelos respetivos elementos da junta de União de freguesias de Anreade e São Romão que carinhosamente lhe transmitiram alguns projetos para o futuro. Terminou este dia com uma visita a sede da Associação Recreativa e Desportiva de São Romão onde foi recebido pelos Órgãos Sociais e acabou por jantar.

 

No dia seguinte e acompanhado pelo Pároco foi visitar os doentes e acamados das paróquias de São Romão e Freigil aos mais diversos lugares, onde pode constatar uma realidade muito concreta e difícil de quem vive em lugares de grande afastamento da vida social dos novos tempos. Tendo percorrido os quatro cantos das respetivas freguesias de São Romão e Freigil, pode perceber o quanto se torna urgente e necessário atender estas realidades do ponto de vista pastoral e social.

Da parte de tarde deste segundo dia de visita pastoral o Sr. Bispo teve a oportunidade de se encontrar com os meninos da Catequese, som os Crismandos e com os agentes de pastoral das duas comunidades, onde pode constatar as realidades muito díspares de paróquias que vivem o drama da desertificação. Momentos muito importantes neste segundo dia para realçarem o caracter permanente de uma vida feita de serviço e disponibilidade, sempre muito presente nas nossas comunidades.  Foram encontros claramente francos e muito frutuosos, com importantes orientações e propostas para todos os presentes, para o serviço da Igreja e para o trabalho da Evangelização.

O terceiro dia de Visita Pastoral iniciou-se em São Romão com a receção a Sua Excelência Reverendíssima, junto ao Monumento do Sagrado Coração de Jesus que está em situação privilegiada em frente à Igreja Paroquial. Foi entusiasticamente acolhido pelo Grupo de Bombos de São Romão e por toda a comunidade, e saudade por um elemento do Conselho Económico da Paróquia, que lhe dirigiu palavras de afeto e ternura pela visita a Comunidade de São Romão. Seguiu-se a procissão para a Igreja com os jovens que iam receber o crisma num total de nove. Tendo beijado a Cruz Paroquial a entrada da igreja, seguiram as respetivas cerimónias. A celebração da Eucaristia foi abrilhantada pelo grupo Coral da Paróquia.

No final da cerimónia eucarística, em nome da comunidade paroquial o pároco dirigiu algumas palavras de saudação e de agradecimento, pela tão nobre visita do nosso Pastor.

Da parte de tarde realizou-se a celebração da Eucaristia em Freigil. Foi recebido junto ao Cruzeiro que dá acesso a Igreja paroquial e saudado pela Sra Presidente da Junta da União de freguesias de Freigil e Miomães com palavras de boas vindas e de grande honra pela vista a esta Comunidade. De seguida dirigiu-se para a Igreja. Seguiu-se a celebração da Eucaristia com a administração do sacramento do crisma a 07 jovens da paróquia a quem desafiou a serem arautos de alegria e a resistir ao mundo de hoje com a alegria de viverem como cristãos. Esteve presente neste dia o Sr. Pe. António Monteiro ilustre filho de São Cipriano que acompanhou esta visita pastoral e a tornou mais solene. No final da eucaristia o pároco dirigiu algumas palavras ao Sr. Bispo em nome da comunidade manifestando grande alegria pela visita pastoral. Animou a celebração eucarística a Coro desta paróquia. Terminou esta visita pastoral com o lançamento da primeira pedra da construção de uma Casa Mortuária, com a presença do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Resende e seus Vereadores. Com a presença de Sua Excelência Reverendíssima entre nós estes três dias foi possível ver a alegria que irradiava dos olhos e dos corações de todos os cristãos das duas comunidades. Muito obrigado pela presença amiga e por toda a alegria manifestada.

 

Pe. Abel Costa, in Voz de Lamego, ano 87/22, n.º 4407, 11 de abril de 2017