Encontro de Agentes de Pastoral Sócio-caritativa

No dia solene de Cristo Rei do Universo houve tempo para uma manhã de reflexão, no Seminário de Lamego, sobre a pastoral sócio-caritativa.

Depois da oração da manhã (9h30), seguiu-se a intervenção do Padre Diamantino Alvaíde, sobre “Como ser Bom Samaritano neste tempo e neste contexto”. Volvidos dois mil anos após o relato da parábola Jesus, depois de confrontado pelo doutor da lei, ainda haverá oportunidades semelhantes para nós “fazermos do mesmo modo”? Numa realidade cabalmente diferente, com outro tipo de intervenientes e com desafios de outra ordem, a verdade é que hoje não são menos as oportunidades e as necessidades que exigem de nós uma atitude samaritana.

A este tipo de intervenção por parte da Igreja nós gostamos de chamar Pastoral Social ou Sócio-caritativa. Não é errado. Mas também não é oportuno que se pense esta pastoral como mais um setor dentro da pastoral ordinária. Este atuar social por parte da Igreja requer um permanência constante, que seja marca identitária e essencial do ser cristão. Para tal, impõe-se que os fiéis leigos se revistam da corresponsabilidade cristã e eclesial que lhes vem do Batismo e se sintam responsáveis pelas necessidades (materiais, espirituais, culturais, humanas) dos seus irmãos, sem para isso precisarem de nomeação eclesiástica ou de qualquer reconhecimento público. Assim como os pastores! Além de assumirem igual corresponsabilidade, devem promover a intervenção dos leigos, valorizando a vocação específica de cada um deles, sem incorrer no risco da sua clericalizção, nem reduzir a sua atividade ao intra-eclesial, mas incentivando-os e ensinado-os a transformar as realidades temporais da sua quotidianeidade.


Na segunda parte do encontro, a intervenção foi da Dra Isabel Costa, presidente da Cáritas Diocesana, que falou sobre “A Cáritas no Mundo e o mundo da Cáritas”. Começando com uma breve explanação acerca do nascimento/aparecimento da Cáritas em Portugal, foi sendo exposta a dimensão internacional de atuação da própria Cáritas, que já se estende ao outro lado do globo terrestre.

Com uma participação não muito numerosa, os trabalhos decorreram com muito proveito para todos os presentes e intervenientes.


Pe. Diamantino Alvaíde, , ano 87/52, n.º 4438, 28 de novembro de 2017

A acontecer...

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147