Previous Next

Movimento da Mensagem de Fátima

Conselho Diocesano

Realizou-se no passado dia 2 de dezembro, no Seminário de Lamego, o Conselho Diocesano do MMF com a presença do Assistente Espiritual, da sua presidente e restante Secretariado.
Honrou-nos com a sua presença o assistente nacional, reverendo padre Manuel Antunes e o responsável pelo Sector dos Doentes a nível nacional, Dr. Silvino. Estiveram também presentes responsáveis de um bom número de paróquias. Notou-se a ausência dos seus Assistentes Espirituais. O Conselho iniciou-se com a oração de laudes, seguindo-se a avaliação das actividades do ano pastoral que terminou e a apresentação do novo plano com novos desafios. A formação de novos grupos paroquiais e a revitalização dos já existentes, é um desafio pastoral para os mensageiros e respetivos párocos.

Foi apresentado pelo reverendo padre Antunes o tema do boletim “Fátima, manto de luz”. Foi o Papa Francisco que em 13 de Maio deixou o mote para este lema, ao referir:“ que os pastorinhos foram envolvidos por um manto de luz neste santuário”. A Bíblia fala-nos da Luz. O povo de Deus caminha na Luz. Jesus Cristo apresenta-se como a Luz, “Eu sou a Luz do mundo” (Jo 8, 12). A Mensagem de Fátima também é Luz e portadora desta Luz. Os pastorinhos na primeira aparição de 13 de Maio, foram envolvidos nessa Luz que Nossa Senhora lhes transmitiu, mas que era a Luz de Deus. Lúcia diz: “estávamos tão envolvidos naquela Luz que penetrava no mais íntimo da nossa alma, que nos víamos em Deus”. Em 13 de Julho, diz Lúcia: “Nossa Senhora abriu as mãos e víamo-nos naquela Luz que Ela irradiava, o Francisco e a Jacinta na Luz que ia para o céu e eu na Luz que irradiava para a terra. Foi essa Luz que levou os pastorinhos a uma vida de oração e reparação. Francisco dizia: do que mais gostei, foi daquela Luz que Nossa Senhora nos metia no coração. Os mensageiros de hoje devem ser essa luz nas suas famílias, nas suas comunidades. O espírito contemplativo de Francisco e o amor à cruz da Jacinta, é que devem orientar as nossas vidas.

O Dr. Silvino falou-nos do cuidado e missão com os doentes e quais os critérios que devem ser seguidos para um bom retiro de doentes. Terminou o Conselho com a convicção de que muito e belo trabalho tem sido feito e muito há para fazer e como todo o mensageiro se deve deixar envolver nessa Luz, que é Deus, que é Jesus.

O Secretariado Diocesano,
in Voz de Lamego, ano 87/53, n.º 4439, 5 de dezembro de 2017

A acontecer...

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147