Em Oração … Caminhada da Luz pela Paz

No passado sábado, dia 2 de Dezembro, pelas 20h00, decorreu uma “Caminhada da Luz pela Paz” na localidade da Beselga, concelho de Penedono, organizada pela Cáritas Diocesana de Lamego em parceria com o Departamento Diocesano da Pastoral dos Jovens.

A Caminhada, sob orientação dos Reverendíssimos Srs. Padres Carlos Carvalho, Francisco Marques e Diácono Vitor Carreira, teve o seu início na Igreja do Senhor dos Passos e o seu términus na Igreja Paroquial da Beselga.

Com um guião previamente elaborado, do qual constavam leituras e cânticos ligados à temática da Paz, ainda na Igreja, como forma de nos prepararmos para o ritual que se iria seguir, foram lidos alguns textos sobre os problemas que hoje assolam na nossa sociedade, tais como a migração dos refugiados que chegam à Europa, conflitos entre o México e os Estados Unidos da América, entre as duas Coreias, na Cisjordânia, no Chipre. Estes são problemas que nos afastam e nos tornam cada vez mais egoístas, mais materialistas e a pensarmos que é tudo muito longe, que nada nos afetará.

Após um breve ato penitencial, recordando o que o Papa Francisco nos pediu em Fátima, no pretérito dia 12 de Maio, para sermos peregrinos, derrubadores de muros e construtores da Paz, acendemos as velas e iniciámos a caminhada pelas ruas da localidade até Igreja Paroquial, durante a qual rezámos o terço em honra de Nossa Senhora da Paz. Ao chegarmos ao fim do percurso, demos entrada na igreja entoando o cântico “SENHOR TU ÉS A LUZ, QUE ILUMINA A TERRA INTEIRA TU ÉS A LUZ QUE ILUMINA A MINHA VIDA”, e logo de seguida, uma vez mais, foram lidos mais alguns textos, a saber: uma Mensagem do Papa Francisco, a aclamação do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João (Jo 20, 19-21), um texto sobre o significado da palavra Paz, uma oração pela Paz da autoria de D. Carlos Azevedo, seguida de uma Oração Universal.

Houve ainda dois momentos de exposição/reflexão: um por parte do Sr. Padre Carlos, sobre a temática da Paz, apelando à oração e união de todos, enquanto cidadãos responsáveis, cristãos prontos a seguir a Palavra de Deus e difusores de Paz e Amor, e um outro da Presidente da Cáritas Diocesana referindo o trabalho da instituição na ajuda aos mais carenciados e no momento na campanha dos “10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz”.

Apraz-nos registar a presença de muitos fiéis vindos das localidades vizinhas, (Sernancelhe, Penedono, Moimenta da Beira, Lamego…) jovens e adultos, caminhando e rezando o terço pela Paz, entoando belas canções alusivas ao evento, escutando com Amor as palavras proferidas nos diversos documentos do guião e sobretudo orando com fervor pela Paz no Mundo.

A noite estava luminosa, com uma bela luz vinda da Lua, serena, fria, melhor dizendo gelada, mas aquecida pelo calor humano que prevalecia em todos os que quiseram marcar presença num momento tão belo e pleno de significado.
De certeza que todos regressámos a nossas casas mais ricos, mais felizes e sobretudo mais conscientes dos nossos deveres como cristãos. Que sejamos os arautos do Evangelho e que sigamos o lema do Papa Francisco, tão preocupado com os conflitos que assolam, nos dias de hoje, em algumas zonas do globo terrestre, “ … ue o grito da paz se erga alto para que chegue até ao coração de cada um, e que todos abandonem as armas e se deixem guiar pelo desejo de Paz.”

Cáritas Diocesana de Lamego

Departamento Diocesano da Pastoral dos Jovens,