Previous Next

Visita Pastoral de D. António Couto à Paróquia de Fornelos

Decorreu, entre os dias 13 e 17 de dezembro a visita Pastoral no nosso Bispo à Paróquia de São Martinho de Fornelos, no arciprestado de Cinfães/Resende.
Durante estes dias o Sr. Bispo teve oportunidade de conhecer melhor a Paróquia, quer geograficamente, quer em termos humanos. Assim, no dia 13 visitou alguns dos doentes da comunidade, tendo para com todos eles uma palavra de conforto e de esperança, administrando-lhes a Santa Unção e a Sagrada Comunhão.

Ao final da tarde celebrou Eucaristia no Santuário do Senhor dos Enfermos administrando o Sacramento da Santa Unção a todos aqueles que, assim o desejaram, mencionando que este Sacramento é uma carícia de Deus para com os seus filhos. No final da Eucaristia foi, também momento de rezar por aqueles que partiram para o Pai antes de nós, visitando o Cemitério.

Já no final do dia visitou a Junta de Freguesia sendo recebido pelo Presidente de Junta e pela sua equipa. O mesmo aconteceu na visita à Sede do Rancho Folclórico de Fornelos, visitando as instalações da Associação.

No dia 16 foi dia de marcar presença no Almoço de Natal do Centro Social da Paróquia de S. Martinho de Fornelos, celebrando antes Eucaristia para os Utentes e colaboradores da Instituição. Na tarde do mesmo dia houve oportunidade de um contacto mais próximo com os Crismandos, tendo estes a possibilidade de melhor conhecer o Pastor Diocesano. Ao final da tarde houve, também, a possibilidade de um encontro com o Sr. Bispo na Assembleia Paroquial.
Na manhã fria, do dia 17 de Dezembro de 2017, III domingo do Advento, o dia da alegria ou o Domingo Gaudete, Fornelos recebeu o seu Pastor D. António Couto.

A manhã era gelada, o azul do céu inundava todo o território fornelense.
A espectativa era grande, os Crismandos estavam alegres e cheio do amor ardente para receber o sacramento do Crisma, as crianças brincavam no adro, mas sempre com o seu olhar fitado para a estrada na expectativa da chegada do pastor diocesano.

O frenesim de todos os paroquianos fazia sentir-se mais que o frio, Será que é ele? É o carro do Bispo…. E eis que o pastor chega acompanhado pelo pároco da freguesia, Pe. Fabrício Pinheiro…
Marcava 10:30h, e o Sr. D. António Couto é recebido em clima de festa, os foguetes rebentavam no ar, as vozes do grupo coral já cantavam bem alto, pois sentiam os passos do pastor a chegar e a anunciar o Evangelho…
O tapete colocado no adro coloria todo o ambiente festivo, o sorriso do Pastor era contagiante e fazia-se irmão no meio do povo, cada passo era agraciado com uma enorme salva de palmas… fazia mesmo até lembrar a entrada triunfal de Jesus em Nazaré…

Após todos os ministros (acólitos, sacerdote e bispo) se paramentarem na casa paroquial, eis que a procissão de entrada se realiza, o incenso queimava e as nuvens de fumo elevavam a nossa oração a Deus, a cruz ia bem alta, e todo o povo entrava na Igreja paroquial de São Martinho de Fornelos.

Sem dúvida, que não fomos nós que escolhemos Deus, foi Ele que nos escolheu, e pediu para anunciar o Evangelho a toda a criatura, eis que o canto de entrada traduzia mesmo isso… Ao longo do caminho até o altar, o nosso bispo saudava o povo e as crianças, era um clima de família, uma igreja unida em redor do seu Pastor.

Após uma breve saudação do Pároco da freguesia, o qual agradeceu a visita pastoral decorrida naquela semana, D. António Couto começou a cerimónia.
Os olhares atentos das pessoas e emocionados, faziam sentir que Deus estava ali, estava metido naquele seio cristão… “onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome… Eu estrei no meio deles…”
Toda a mensagem enviada pelo nosso bispo, foi de anúncio e de Boa Nova… à comunidade pedia que fosse uma comunidade de graça, que soubesse embalar os irmãos e que o olhar terno, como se fosse de uma mãe, nos fizesse amar cada vez mais o irmão e o estrangeiro….

Pediu ainda mais, que à imagem de João Batista, preparássemos os caminhos do senhor, que aplainássemos os nossos corações e o nosso ser, para a chegada do Salvador…
Só um coração aberto e terno, pode receber o amor de Deus.

Aos crismandos, solicitou que fossem novos Cristos na Terra, que os seus rostos refletissem o logos a todo o mundo…
Só uma comunidade refletida pela luz de Deus pode colher bons frutos e boas obras.

A comunidade solicitou uma oração em igreja unida, e em prol de todos, uma oração de graças também por aqueles que naquele dia eram confirmados na fé e no Espirito…
Toda a celebração foi em clima de alegria e de paz, houve tempo também para lembrar todos os irmãos falecidos da comunidade, todos aqueles que partilharam momentos de vida e de fé connosco, ouviu-se um grande Pai-nosso, a mais bela oração ao Abbá…

Em prol da gratidão pelos dias passados com o pastor, o Senhor Pe. Fabrício Pinheiro em nome da comunidade ofereceu ao Bispo da diocese, uma imagem da Senhora da Assunção, imagem que é venerada juntamente com o padroeiro São Martinho o qual é lembrada na festa da Assunção no dia 15 de Agosto de cada Ano.

A imagem foi oferecida com muito amor e carinho, o mesmo amor que Maria ofereceu e recebeu nos braços o salvador do mundo…
Um amor de entrega e de testemunho…

A comunidade agradece a visita pastoral realizada pelo seu Pastor, e faz votos que esta se repita por mais vezes, deixando um recado que as Portas da simples e singela aldeia de Fornelos, estará sempre de portas abertas para receber o seu pastor D. António Couto, tal como os corações de todos os fornelenses.

Marco Cardoso,
in Voz de Lamego, ano 88/05, n.º 4442, 2 de janeiro de 2018

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
13
14
15
16
18
19
20
21
22
26
27
28

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147