Previous Next

D. António Couto presidiu a Missa do Galo na Sé de Lamego

No Natal a vida diária ganha uma nova dinâmica. São algumas semanas (quatro para quem cumprir o Advento) em que se pensa, fala e respira Natal. Mas que Natal?

Para os não cristãos é fácil: as prendas, os jantares com os vários grupos de amigos, colegas e familiares, os enfeites da época, e os desejos politicamente corretos de Boas Festas.

Mas para nós é bastante mais complicado e trabalhoso, o que só acrescenta valor a este último mês do ano - é que para nós a festa não é nossa, é de Alguém muito especial, Alguém que enche tanto a nossa vida que o nosso coração transborda e nos leva a partilhar a mensagem com quem nos rodeia: CRISTO NASCEU!

Isto acrescenta á correria habitual da época para ter pronta toda a parte não religiosa, a imensa alegria de praticar a nossa Fé, quer promovendo momentos de oração e meditação, quer participando em convívios entre nós e com os outros elementos da comunidade, fazendo o possível para que ninguém se sinta fora do Amor do Deus Menino.

Assim, e tendo em conta a faixa etária, crianças, jovens e adolescentes tiveram os seus momentos de oração e convívio, em diferentes horários, ao longo do dia 14, sábado; separados, mas não estanques, uma vez que o das crianças beneficiou da colaboração dos jovens, e o dos jovens alegrou-se ainda mais com a colaboração das crianças.

Ao jantar, todos os colaboradores da Paróquia e seus familiares e amigos conviveram fraternalmente e desfrutaram da já habitual rábula preparada pelo GJS com a colaboração das crianças da catequese, momento sempre muito aguardado ( e comentado ao longo de todo o ano...).

Mas porque o Natal tem que ser ainda mais partilhado, dia 23, na Sé, ás 21h, toda a comunidade lamecense teve oportunidade de usufruir duma Encenação de Natal preparada pelos jovens e crianças da catequese, com o apoio do grupo Artdance; encheu a Sé e os nossos corações! Obrigada!

O ponto alto, a Missa do Galo, contou como habitualmente com acólitos, cantores e leitores da catequese da Sé (entre outros) que fazem questão de estar presentes para receber o Menino logo ao primeiro minuto do dia 25, na companhia do nosso Bispo, D. António, do Pro Vigário, P. João Carlos, e dos párocos das duas paróquias da cidade, P. Zé Ferreira, P. Zé Guedes, P. Abrunhosa e P. Marcos. É uma hora cheia de calor humano numa noite fria, e é com muita ternura que beijamos, na imagem do Menino, todos os nossos irmãos.

Respondendo ao convite da Liga dos Amigos do Hospital, o GJS dedicou uma parte da sua tarde do dia 26 a animar os doentes internados no Hospital de Lamego, ação recebida com alegria e emoção pelos utentes.

E é com este espírito fraterno de partilha e amor que a comunidade paroquial da Sé se prepara para entrar em 2018.
A todos desejamos um ano cheio de Saúde, Amor e Paz.
 
IM, in Voz de Lamego, ano 88/05, n.º 4442, 2 de janeiro de 2018

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147