Previous Next

Paróquia de S. Pedro de Paus-Resende com novo Pároco: Pe. Vanderlei Bueno Silva

Apesar de uma manhã gelada, com 3 graus de temperatura, não faltou o calor humano dos fiéis de S. Pedro de Paus, que se reuniu em força, com entusiasmo e expectativa, para receber o seu novo pároco, junto ao Salão Paroquial.

Após a sua chegada foi saudado, por um elemento do Grupo Folclórico e Etnográfico de S. Pedro de Paus, que ao som da concertina, tocou uma música do seu reportório. Logo de seguida e em cortejo, rumou-se à porta principal da Igreja, onde o Sacristão deu a Cruz a beijar ao novo pároco. Após a paramentação na sacristia, dos padres participantes deu-se início à Eucaristia com cânticos alegres e populares, próprios do dia de Reis.

A Eucaristia foi presidida pelo Pró-Vigário Geral, Sr. Padre João Carlos Morgado, que fez questão de salientar que S. Pedro de Paus deu à Igreja muitas vocações, referindo que atualmente tem cinco sacerdotes e um Bispo, sendo que três pertencem à Igreja Diocesana, dois missionários da Ordem da Boa Nova e o Sr. Bispo D. Manuel Linda que é bispo das Forças Armadas. Prosseguiu dizendo que há 500 anos a Igreja portuguesa teve um papel importante na expansão do cristianismo junto do povo brasileiro, hoje o povo de S. Pedro de Paus, está a receber a recompensa, o Sr. Pe. Bueno, natural do Brasil.

Depois de proferida a homilia, foi lida a carta de nomeação do novo pároco e feita por ele a profissão de fé. De imediato o Sr. Pró-Vigário entregou-lhe a chave da porta da igreja, bem como as chaves do Sacrário, que o Pe. Bueno abriu e diante do qual se manteve uns segundos em oração.

Ao terminar a celebração e ainda antes de se proceder ao tradicional beijar do Menino, o Sr. Pe. Bueno proferiu algumas palavras, salientando que que Jesus disse: “Aquele que diz que me ama mas, não observa os mandamentos é mentiroso e a verdade não está nele” Que toda a pessoa que é filha de Deus tem de ser alegre, honesta e integra. Porque Deus é assim, porque Deus é amor e a nossa gratidão tem seu ápice na Celebração Eucarística.

Terminada as cerimônias na igreja, houve ainda tempo e oportunidade para um saudável convívio, com um saboroso lanche servido no Salão Paroquial.

Que o povo de S. Pedro de Paus saiba corresponder aos desejos e anseios do novo Pároco.

S. Pedro de Paus, 07 de Janeiro de 2018
Liseta Cardoso, in Voz de Lamego, ano 88/06, n.º 4443, 9 de janeiro de 2018

A acontecer...

Notícias Recentes

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147

Este site usa cookies para uma melhor experiência de utilização. Saiba mais.