Previous Next

Visita Pastoral de D. António Couto à Gralheira

No dia 23 de janeiro a comunidade paroquial da Gralheira, reunida na Igreja, recebeu o seu pastor, o senhor Dom António Couto, com uma celebração às 10 horas e 30 minutos. Neste momento de oração, o pároco deu as boas vindas ao senhor bispo confiando a visita pastoral à proteção de Nossa Senhora da Graça. Após a proclamação do evangelho do Bom Pastor, o senhor bispo, olhando para a imagem de Nossa Senhora da Graça, padroeira desta paróquia, convidou a todos a viverem estes dias como um tempo da Garça de Deus, a encontrarem graça ao olhar de Deus, apresentando o programa da visita pastoral: visita aos doentes, celebração de enfermos, oração no cemitério, encontro com movimentos da paróquia, assembleia de pessoas e conclusão da visita pastoral com a administração do sacramento do crisma.

Durante a manhã o senhor bispo, visitou os irmãos mais fragilizados, consolando-os e fortalecendo-os com a Unção de Enfermos e com a comunhão do Corpo de Cristo. A tarde foi marcada por dois momentos: percorreu a “Rota dos moinhos da Gralheira” e visitou uma cozinha de fabrico de fumeiro, tão apreciado no “Cozido da Gralheira”. A agenda deste dia concluí com a celebração da Eucaristia, na qual o senhor Bispo, administrou a Unção de Enfermos, explicando o sentido e importância deste sacramento, “podendo ser recebido todos os dias quando nos sentimos doentes ou fragilizados”. Para terminar a celebração, dirigiram-se todos em romagem ao cemitério para uma breve oração pelos defuntos.

No sábado, dia 27 de janeiro, o senhor bispo, após um almoço com os conselhos económicos das comunidades da Gralheira e da Panchorra, reuniu com os crismandos, apresentando uma belíssima catequese sobre asignificado do sacramento do crisma, sua simbologia e o compromisso que o mesmo exige na Igreja e no mundo. Referiu que a verdadeira unção é no coração, tornando-os outros “Cristos”. Para terminar a tarde encontrou-se com os elementos da Junta da União de Freguesias (Alhões, Bustelo, Gralheira e Ramires).

Depois do jantar, o senhor Dom António Couto, reuniu com as pessoas da comunidade da Gralheira na Associação Recreativa e Cultural da Gralheira, antiga residência paroquial, para participar num serão, no qual escutou os Cramois da Gralheira, clamores do povo. O encontro terminou com uma palavra dirigida aos presentes: “Sede sempre como as crianças corajosos, teimosos e desenvergonhados na vossa aldeia, na Igreja e no mundo”.

No domingo concluí a visita pastoral com a celebração da eucaristia, na qual 16 jovens receberam o Sacramento do Crisma. Na homilia o senhor bispo desafiou a comunidade a acolher e integrar os jovens, com a sua criatividade e alegria.

Em nome de toda a comunidade o pároco, agradeceu ao senhor António Couto dizendo: Senhor bispo, nestes dias deixou-nos um pouco de si, homem de Deus, mas leve também um pouco de nós, de homens e mulheres para Deus.  

P. Sérgio de Almeida Lemos,
in Voz de Lamego, ano 88/10, n.º 4447, 6 de fevereiro de 2018

A acontecer...

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147