Encontro do Pré Seminário

Olá a todos sou o António Fernandes tenho 16 anos e sou da paróquia de Santiago de Piães concelho de Cinfães.

No passado fim-de-semana de (23 a 25 de fevereiro) vivi um fim-de-semana muito emocionante pois fez-me descobrir o que era o meu discernimento vocacional. Na sexta-feira começamos a nossa jornada de pré-seminário com a Eucaristia, logo de seguida de um encontro fantástico com o Sr. Padre Vasco Pedrinho. Nesse mesmo encontro falamos sobre a futura possibilidade de virmos a integrar a fantástica equipa de seminaristas do Seminário de Lamego junto do Tiago, do João Patrício, do Celestino, do Diogo, do José Miguel, do Pedro e do nosso finalista Diogo Martinho. Após o jantar fizemos uma meditação no terço. De seguida tivemos outro encontro só com os do pré-seminário no qual vimos um filme pensado pelo Diogo Martinho, enquanto os seminaristas foram ao Teatro, pois era o 10º Aniversário da sua reabertura.

No dia seguinte começamos o dia com a Eucaristia. Como habitual tivemos outro encontro com o Sr. padre Vasco Pedrinho no qual falamos também com outro elemento da equipa formadora o Sr. padre Ângelo com o qual tive um diálogo sobre a minha futura vinda para o seminário Maior de Lamego para estar em contacto com os meus irmãos que infelizmente abandonei em Resende.

Logo após esse acontecimento tivemos um jogo de futebol, esse jogo serviu para nos unirmos ainda mais. Após terminado o almoço fomos visitar a capela de S. Domingos onde refletimos sobre a vida espiritual lendo evangelho do II Domingo da Quaresma, após meditarmos interiormente sobre o determinado evangelho fizemos uma partilha entre todos na qual chegamos á conclusão que sem Jesus não conseguimos viver. Em seguida meditamos o terço circundando a capela de S. Domingos. Terminada a meditação dirigimo-nos até ao seminário. Após o jantar fizemos uma via-sacra organizada pelo André e o pré-seminarista Francisco.

No II Domingo da Quaresma começamos o nosso dia com a oração de Laudes. Em seguida participamos na Eucaristia na Paróquia de Britiande na qual se administrou o sacramento da santa unção aos doentes. De seguida tivemos um tempo de convívio com os seminaristas e pré-seminaristas, assim este encontro terminou com o almoço de domingo.

Foi um encontro que me ajudou a pensar e a decidir voltar para o seminário, através deste pré-seminário acho que foram cativadas mais vocações da nossa diocese de Lamego. Quero deixar uma advertência a todos os diocesanos da diocese de Lamego que tentem cativar os mais jovens a envergar pelos caminhos de Deus. Agradeço ao Seminário de Lamego por esta oportunidade de descobrir o meu eu interior e descobrir que esse eu não vive sem Jesus.

António Fernandes, Seminarista externo do 11º ano

A acontecer...

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147