IX Encontro Mundial das Famílias

A cidade de Dublin, na Irlanda, vai acolher o IX Encontro Mundial das Famílias, entre os dias 21 e 26 de Agosto próximo, sob o tema “O Evangelho da Família: alegria para o mundo”.
A partir da Exortação pós-sinodal Amoris Laetitia (A Alegria do Amor), do Papa Francisco, foram elaboradas sete catequeses (itinerário catequético), pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, que a Comissão Episcopal do Laicado e Famílias, através do Departamento Nacional de Pastoral Familiar, agora publicou (2 euros).

A inspirar e nortear todas as catequeses está o relato bíblico da perda e do encontro de Jesus no templo (Lucas 2, 41-52). O esquema de cada catequese segue um esquema uniforme: citação de uma parte daquele texto evangélico, um poema/oração, uma meditação/reflexão e, por fim, alguns tópicos para um diálogo/partilha a fazer em família e na comunidade, bem como alguns propósitos para motivar à acção.

A abrir o livrinho encontramos uma carta do Papa Francisco ao Cardeal responsável pela organização do evento, na qual deixa duas questões iniciais, “O Evangelho continua a ser a alegria para o mundo? A família continua a ser uma boa notícia para o mundo de hoje?”, às quais responde “sim”, convicto de que tal resposta se encontra fundada no desígnio de Deus.  E mais uma vez expressa o seu desejo de ver as famílias a interrogarem-se sobre a forma como vivem, “se vivem a partir do amor, para o amor e no amor”, mais concretamente através do “doar-se, perdoar-se, não perder a paciência, antecipar o outro, respeitar-se”. E recorda as tais três simples palavras que gostaria de ver vividas: “com licença”, “obrigado” e “desculpa”. E conclui dizendo que “as famílias cristãs são lugares de misericórdia e testemunhas de misericórdia”.

Eis a lista das catequeses:

1.ª As Famílias de hoje
“Filho, porque nos fizestes isto? Olha que teu pai e eu andávamos aflitos, à tua procura” (Lc 2, 48);
2.ª As Famílias à luz da Palavra de Deus
“Os pais de Jesus iam todos os anos a Jerusalém, pela festa da Páscoa (Lc 2, 41);
3.ª O Grande sonho de Deus
“Não sabíeis que eu devia estar em casa de meu Pai? (Lc 2, 49);
4.ª O Grande sonho para todos
“Todos quantos o ouviam, estavam estupefactos com a sua inteligência e as suas respostas” (Lc 2, 47);
5ª A cultura da vida
“E Jesus crescia em sabedoria, em estatura e em graça diante de Deus e dos homens” (Lc 2, 52);
6.ª A cultura da esperança
“Sua mãe guardava todas estas coisas no seu coração” (Lc 2, 51);
7.ª A cultura da alegria
“Ao vê-lo ficaram admirados” (Lc 2, 48).

Atendendo à centralidade da instituição familiar, à publicação feita e à oportunidade de alguns apontamentos, aqui procuraremos apresentar um breve resumo das referidas catequeses, conscientes de que muito melhor será adquirir o livro (2 euros).

JD, in Voz de Lamego, ano 88/28, n.º 4465, 12 de junho de 2018

 

A acontecer...

Notícias Recentes

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147

Este site usa cookies para uma melhor experiência de utilização. Saiba mais.