Previous Next

Peregrinação dos Convívios Fraternos a Santa Maria de Cárquere

No passado dia 21 de julho, os elementos dos Convívios Fraternos da nossa Diocese tiveram a coragem de se levantarem muito cedo para uma peregrinação a Resende, até Santa Maria de Cárquere. Foi um percurso de 12 km, aproximadamente. Esta peregrinação foi orientada pela parábola do Bom Samaritano, que nos convidou a refletir, inicialmente, sobre as quatro personagens nela intervenientes. Foi, sem dúvida uma reflexão extensa, mas com tantos e tão belos ensinamentos. Por exemplo, muitas das vezes, apenas conhecemos os mandamentos da Lei de Deus e não sabemos como os aplicar no nosso quotidiano, e a realidade é que esta peregrinação nos ajudou muito a perceber um dos mais belos mandamentos "amar o próximo"… e, como fazer isso no dia a dia? Esta é uma das grandes questões a que muitas vezes nos propomos, e a resposta muitas vezes não é fácil, mas hoje podemos dizer que é…  É a bondade, é o amor, é o saber olhar para nós mesmos e para os outos, é o parar para escutar a dor do outro, é servir o outro com amor e sobretudo cuidar o outro com alegria, amor e esperança… E, foi assim que agiu o levita, mesmo fazendo parte de um povo odiado, ele conseguiu agradar a Deus ajudando o pobre rapaz que estava ferido. Com certeza, que ele estava ocupado com algum afazer, mas, mesmo assim, deixou suas coisas para segundo plano para ajudar aquele homem. Com essa parábola, Jesus diz-nos que é essa atitude que Ele espera de cada um de nós! Ele não quer que sejamos insensíveis às necessidades dos outros, como aqueles dois religiosos que se julgavam verdadeiros "santos".

Para além desta reflexão, seguiram-se momentos de silêncio, de partilha e união, sorrisos, abraços e gargalhadas e, por fim a meditação do terço que tanto nos enche o peito de esperança perante os dias menos bons que nos possam aparecer. No entanto, não podemos esquecer a paragem para a hora do almoço, esta já em Santa Maria de Cárquere, que foi do melhor… o convívio com aquelas pessoas que Deus nos colocou no nosso caminho… pessoas especiais, cheias de amor e abraços para partilhar.


Para finalizar aquele dia maravilhoso, tivemos a Eucaristia, aquele momento para agradecer ao Senhor o dom da Vida e o dom de sabermos amar o próximo. Foi um dia para lembrar todos os convívios, especialmente os da nossa Diocese e a renovação dos nossos compromissos com o nosso melhor Amigo…Deus.

Acabada a Eucaristia, foi a hora da despedida calorosa marcada como sempre pelos afetos e pela certeza que nunca caminhamos sozinhos na vida.

Ana Beatriz Sequeira, in Voz de Lamego, ano 88/34, n.º 4471, 24 de julho de 2018

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
30

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147