Previous Next

Festa de Santa Cristina, Tendais, Cinfães - Lançamento do Livro “A IGREJA DE TENDAIS” Culto, Comunidade e Memória

No passado dia 22, realizou-se em Tendais, Cinfães, a Festa em honra da padroeira Santa Cristina. A destacar na celebração deste ano, o lançamento do Livro “A Igreja de Tendais”, Culto, Comunidade e Memória escrito pelo Dr. Nuno Resende, editado pela paróquia, com design e produção de Alfredo Figueiredo e Carlos Silva. Esta obra estava para ser lançada no dia de Natal do ano passado, numa eucaristia presidida pelo Sr. D. António Francisco, evocando a primeira Eucaristia celebrada neste templo há 250 anos. A morte repentina do Sr. D. António alterou o que estava planeado. Na obra agora lançada é feita memória agradecida do Sr. D. António, com uma foto tirada na Igreja Matriz onde foi batizado, aquando da festa realizada o ano passado, e com parte da mensagem que nos deixou na homilia que então fez. Desta e ainda que de forma breve, julgo pertinente destacar “São múltiplas as razões que aqui nos reúnem hoje à volta deste altar, para celebrarmos a Eucaristia, com sempre o fazemos em cada Domingo. Celebramos o Domingo o dia do Senhor, o dia da comunidade cristã, e o dia da família por excelência. Celebramos hoje o dia da nossa padroeira, Santa Cristina, associamos a esta festa a evocação dos 250 anos da nossa Igreja, tal como hoje a conhecemos. Que melhor prenda nos poderíamos oferecer uns aos outros, senão a dedicação e inauguração da Capela da Luz, nos 20 anos do Centro Social e Paroquial“. Uma mensagem que continua atual porque nos conduz à razão central para participar na Eucaristia em todos e cada domingo, celebrar a ressurreição de Jesus.  E no Senhor Ressuscitado, encontrarmos o sentido maior, da festa em honra da nossa Padroeira Santa Cristina, do seu testemunho de vida na fé, da sua intercessão junto de Deus em favor da nossa comunidade, da importância de vivermos a partir dessa vida em comunidade, e em família.

Pela manhã a Banda Musical de Salzedas fazia a sua entrada na paróquia, percorrendo as ruas, e visitando os idosos residentes no Lar de Santa Cristina, criando um momento de forte emoção entre todos.
Seguiu-se a Eucaristia, presidida por Monsenhor Joaquim Rebelo, Vigário Geral da nossa diocese, em representação do Sr. Bispo de Lamego, D. António Couto. Na homilia, para além de uma abordagem à vida de Santa Cristina e à mensagem de que os textos do dia eram portadores, lembrou o amor frequentemente testemunhado do Sr. D. António Francisco à sua terra natal e às suas gentes, tornando-se um verdadeiro embaixador da sua paróquia e do seu concelho.  Os cânticos litúrgicos, bem executados e ricos de mensagem, estiveram a cargo do Grupo Coral de Santa Cristina. Tomaram também parte direta na celebração o Grupo de Escuteiros, Acólitos e Ministros extraordinários da Comunhão.  Seguiu-se na residência a venda do livro, com a presença do seu autor autografando os mesmos.

Animaram o programa cultural e recreativo da tarde a Banda de Música e os grupos de folclore da Paróquia, o “Grupo Folclórico de Tendais” e o “Grupo Folclórico de Santa Quitéria, Meridãos”, numa festa feita na comunidade e pela comunidade. Seguiu-se a procissão na qual, e para além do andor da padroeira Santa Cristina, estavam também: de Aveloso, o de Santa Ana e Nossa Senhora; de Macieira, o de Nª Sª de Fátima: de Fermentãos, o de Jesus flagelado; da Boavista, o de Sº António; da Granja, o de Nª Sª do Rosário; de Soutelo, o do Santíssimo Salvador; de Casais, o de S. Pedro; de Sá, o de S. Vicente; de Meridãos, o de Sª Quitéria; de Mourelos, o de Nª Sª da Livração; de Marcelim, o de S. Lourenço; de Valverde, o de S. João Baptista; e de Vila de Muros, o do Anjo da Agonia. Com o envolvimento de todos os povos a procissão solene proporcionou, para além da vivência da fé, um forte momento de unidade e comunhão.

O convívio nas noites da véspera e antevéspera foi animado por orquestras tradicionais da terra “Os cinfanenses” e a “Orquestra de Quinhão” tendo ainda tido lugar um concerto de música orante, centrado na vida da virgem e mártir Santa Cristina, pelo “Grupo MC 16, 15” designação inspirada na passagem do Evangelho de Marcos “Ide por todo o mundo e anunciai a Boa Nova a toda a criatura”.

Em relação ao livro agora posto à venda está em duas versões, exatamente iguais na conceção gráfica A diferença entre uma e outra está apenas no seguinte: uns livros estão editados com uma capa dura, uma capa melhor; e outros com uma capa mole. Os livros de capa dura têm  o preço de 20€, os outros de 15€.

Considero ser uma obra com muita qualidade, quer no que respeita ao seu conteúdo quer no que respeita à sua produção e design. Por isso aqui fica uma palavra de agradecimento, ao Dr. Nuno Resende, por este excelente trabalho que ofereceu à sua paróquia; e ao Alfredo Figueiredo e Carlos Silva por toda a dedicação colocando nas nossas mãos um trabalho gráfico de muita qualidade. De momento o livro está à venda na paróquia, através do Centro Social, estando a ser considerados outros pontos de divulgação.

A próxima iniciativa, em preparação, está marcada para o dia 29 de Agosto do corrente ano. A inauguração e bênção de um monumento ao testemunho de vida e missão do Sr. D. António Francisco dos Santos, constituído: por uma base de quatro patamares e com quatro painéis, oferecida pelo Município de Cinfães e Junta de Freguesia de Tendais, evocando a sua diocese de origem Lamego, e as dioceses de Braga, Aveiro e Porto onde esteve; e por uma estátua em bronze com dois metros de altura que está a ser executada pelo escultor retratista Hélder de Carvalho e oferecida pela Irmandade dos Clérigos do Porto, Santa Casa da Misericórdia do Porto e Associação Comercial do Porto (Palácio da Bolsa).
Estão de parabéns os membros da Comissão de Festas pelo trabalho que mais uma vez realizaram de forma mobilizadora, dedicada e empenhada possibilitando que mais uma vez a festa em honra da padroeira Santa Cristina de Tendais decorresse com muito brilho e dignidade.


AAP, in Voz de Lamego, ano 88/34, n.º 4471, 24 de julho de 2018

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
21
22
23
24
25
26
28
29
30

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147