Previous Next

8º Verão é Missão + Acampamento de Jovens em Vila da Ponte

No passado fim de semana, 21 e 22 de julho, vários jovens da nossa Diocese foram até Vila da Ponte para viver o 8º Verão é Missão + Acampamento Juvenil, sob o tema: “Dá-me de beber” Jo 4,7.
Depois de um acolhimento animado e de uma breve oração da manhã, foi nos proposto realizar uma caminhada até ao Santuário de Nossa Senhora das Necessidades, durante a qual houve cinco paragens, e em cada uma delas foi realizado um workshop.

Sempre acompanhados pelas cores missionárias, tivemos a oportunidade de ir refletindo sobre a passagem bíblica que relata o encontro de Jesus com uma mulher samaritana. Passo a passo, fomos descobrindo a palavra-chave de cada etapa: 1ª Poço; 2ª Samaritana; 3ª Água; 4ª Messias; 5ª Balde.

Através de várias dinâmicas e apresentações, percebemos que Jesus nos revela algo muito belo: “um Deus que se senta, que se baixa até ao nível daqueles que precisam de ajuda, até ao nosso nível”; “um Deus sem preconceitos”; “um Deus que não desiste de nós”; “um Deus nos conhece muitíssimo bem”; “um Deus que quebra a nossa rotina”.

Chegados ao cimo do monte, com os olhos deslumbrados pela fantástica vista que dali tínhamos sobre o Rio Távora, descansámos um pouco e partilhámos o que tínhamos levado para o almoço. Depois, divididos em três grupos, tivemos vários momentos de brincadeira enquanto disputávamos os jogos do “Quintatlo Missionário”.

Entretanto, reunidos à volta do altar campal daquele recinto, celebramos a Eucaristia e fortalecemos os laços que nos ligavam.
Seguidamente fomos preparar as tendas de campismo e ainda tivemos tempo para dar uns mergulhos no rio. Chegada a hora de jantar, pudemos provar a comida feita pelas mães dos Jovens Sem Fronteiras daquela paróquia.
À noite, já no acampamento, voltámos a dividir-nos em vários grupos e fomos desafiados a preparar uma pequena peça de teatro para apresentarmos na “Festa Juvenil” que se realizaria de seguida. Foi, de facto, um momento bastante divertido em que ficamos a conhecer melhor os outros jovens. Para finalizar a jornada vivemos um intenso momento de oração.

No Domingo, depois da alvorada e do pequeno-almoço, deslocámo-nos até à Igreja Paroquial de Vila da Ponte onde animámos musicalmente a Missa daquela comunidade.
Ao almoço fizemos um churrasco e, por fim, regressámos às nossas casas trazendo na mochila um pequeno poço, no coração a vitalidade da fé e no sorriso o resumo de tudo aquilo que vivemos.


Carolina Espírito Santo, Grupo Almacave Jovem
in Voz de Lamego, ano 88/34, n.º 4471, 24 de julho de 2018

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
30

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147