Previous Next

Festa de São Tiago, Padroeiro da Paróquia de Magueija

A paróquia de S. Tiago de Magueija, no arciprestado de Lamego, viveu com alegria as festividades em honra do seu padroeiro. Como o dia de S. Tiago, 25 de julho, foi a meio da semana, os responsáveis pela organização da festa decidiram deslocar as festividades para o fim de semana seguinte, entre os dias 27 e 29 de julho.

Como noutros anos, do programa das festa constaram momentos de convívio e lazer, mas o centro foi ocupado pela vivência religiosa, com destaque para a Eucaristia festiva do dia 29 e a solene procissão. Neste particular, o cortejo formou-se com a colaboração dos diferentes povos da paróquia. Cada lugar preparou e trouxe o andor com a imagem venerada nas respectivas capelas: Santa Bárbara, Santo António, S. João, Nossa Senhora da Esperança, Nosso Senhor dos Aflitos e São Tiago.
A Eucaristia foi presidida pelo Padre José Augusto Sousa e concelebrada pelo seu irmão, Padre Alberto Sousa, ambos jesuítas, bem como pelo pároco, Padre Hermínio Lopes. Na homilia, o presidente da celebração aludiu aos textos litúrgicos, sublinhando ainda a unidade paroquial e enaltecendo o trabalho e dedicação de todos. Palavras que o pároco voltaria a utilizar no final da celebração para agradecer à comissão de festas, aos responsáveis pelo arranjo dos diferentes andores e altares, sem esquecer a Banda Filarmónica de Magueija que abrilhantou a celebração.

Na tarde do dia 29, a Banda deu o habitual concerto e a população aproveitou para ouvir música e conviver à volta das mesas existentes.

De recordar ainda que, na tarde do domingo anterior, dia 22, já a população de Magueija tivera a oportunidade de passar umas horas diferentes. No recinto das festas, o Grupo de Danças e Cantares de Magueija e a Associação para o Desenvolvimento Social e Cultural de Magueija dançaram e cantaram peças tradicionais da aldeia, tal como noticiado no jornal anterior.

Como em tantas localidades, a festa é sempre tempo de encontro e são convívio que reúne as gentes locais e quantos aproveitam estes períodos do ano para regressar à terra natal no merecido gozo de férias.

HL, in Voz de Lamego, ano 88/35, 4472, 31 de julho de 2018

A acontecer...

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147