Bodas de Prata Sacerdotais do Pe. José Manuel Ramos

O Padre José Manuel de Deus Ramos comemorou no passado dia 31 de julho o vigésimo quinto aniversário da sua ordenação sacerdotal. É o atual pároco de S. João de Tarouca.

Natural da freguesia de Ferreirim, concelho de Sernancelhe foi ordenado padre no ano de 1993 na data acima referida, na Sé Catedral desta diocese, juntamente com outros cinco colegas, pelo saudoso Bispo, Dom António de Castro Xavier Monteiro.
A missa nova foi celebrada no dia seguinte, em Ferreirim, Sernancelhe e em Mondim da Beira, Tarouca, lugar onde o então jovem seminarista residia, pois, outros laços de efetividade o ligavam a essa paróquia.
Após umas breves passagens pastorais por outras paróquias, foi nomeado pároco de S. João de Tarouca a 4 de setembro de 1996, embora umas semanas antes já prestasse serviço de evangelização, aqui, e cá permanece até aos dias de hoje.

No passado dia 5 de agosto, na Eucaristia Dominical na secular Igreja Conventual de S. João de Tarouca, com a prestimosa presença do senhor Vice-presidente da Edilidade Tarouquense, Dr. José Damião, do Presidente da Junta de Freguesia, Tiago Eusébio e perante uma numerosa assembleia vinda das povoações do Couto, Pinheiro, Vilarinho e Vila Chã do Monte, onde se podia visualizar a presença dos membros das comissões das capelas dos referidos povos anexos desta freguesia, prestaram homenagem ao Padre José Manuel.
Começou a celebração eucarística com o cortejo de entrada composto de cinco elementos, um de cada povo e foi, solenemente, alegrada pelo grupo coral local.
O padre José Manuel há muito que habituou estas gentes da paróquia de S. Brás e de quem as visita, à sua eloquência e ao seu rigor religioso e mais uma vez se verificou. Na homilia o celebrante explanou a palavra do evangelho e fez um breve balanço da paroquialidade neste lugar e da sua experiência sacerdotal.

No final da celebração, Virgílio Dias dos Santos, em nome da Comissão Paroquial proferiu umas breves palavras, onde destacou o imenso trabalho desenvolvido pelo referido pároco, nomeadamente na criação de infraestruturas religiosas, restauros diversos, merecendo destaque o apoio aos mais desfavorecidos. Falou também da evangelização efetuada e das festas religiosas, nomeadamente da “Romaria de S. Brás” onde todos os anos se vai vendo, em crescendo, esta manifestação de fé. Também Tiago Eusébio Presidente da Junta de freguesia, se dirigiu aos presentes, em que, de entre outras coisas, se referiu ao sacerdote com palavras de reconhecimento e apreço por aquilo que ele tem feito na paróquia, ressalvando a sua entrega às causas cristãs.
Foi ainda ofertado ao sacerdote um lindo ramo de flores com vinte e cinco rosas e uma salva de prata onde a palavra louvor aparece em lugar de destaque.
No largo do Terreiro, junto à porta de entrada do jardim da Igreja foi servida uma fatia de bolo de aniversário, com o qual se brindou com um “Porto D´honra” ao padre José Manuel Ramos.
Para que tudo decorresse com êxito e normalidade houve empenhamento dos membros das comissões das capelas e da igreja, além de outras pessoas e da Junta de Freguesia de S. João de Tarouca, onde o seu presidente Tiago Eusébio e restante equipa acarinhou o evento e ainda foi empenhado, generoso e prestável na homenagem efetuada, pelo que merece ser enaltecido.

Sabemos que o senhor padre tem andado adoentado há umas semanas para cá, por isso lhe desejamos rápido restabelecimento e que Nossa Senhora da Saúde o ajude.
Para finalizar, e como ele costuma dizer: Fique bem! Fique com a graça de Deus.

Carlos Albuquerque, in Voz de Lamego, ano 88/36, n.º 4473, 21 de agosto de 2018