Previous Next

D. António Couto na Celebração do Crisma em Alvite

«Temos de comprometer-nos com Cristo»

Vinte jovens das paróquias de Santo Amaro, de Alvite, e de S. Tiago, de Leomil, receberam, no passado domingo, o sacramento da Confirmação. Vivido com especial entusiasmo por toda a comunidade, este momento marcou uma nova etapa em ambas as paróquias, que assistiram à confirmação destes jovens e os ouviram comprometer-se a serem «soldados de Cristo».

D. António Couto, Bispo de Lamego, deslocou-se àquelas paróquias para os confirmar na fé e ajudar a receber a força libertadora do Espírito Santo, ungindo-os com o óleo sagrado que lhes confere os dons do Espírito em plenitude. «Que saibam sempre reconhecer a presença e a vida do Espírito Santo em vós, os seus dons que são depositados no vosso coração e confiados à vossa vontade», recomendou.

A celebração foi coroada com a coincidência de, no 25º Domingo do Tempo Comum, a Liturgia da Palavra remeter para a temática da formação dos discípulos de Jesus. À semelhança dos seus discípulos, também estes vinte jovens foram chamados a «seguir de perto Jesus e aprender com Ele». Mais, «é preciso comprometermo-nos e dizer bem alto que estamos com Ele», porque «não podemos andar sempre a dizer as coisas só por dizer; dizer que somos cristãos sem o sermos, sem nos comprometermos». «Temos de nos expor a esta torrente de palavras que vem de Jesus», recomendou D. António.

No Evangelho escutado na celebração, Jesus revê-se numa criança pequena «e é assim que temos de ser, confiantes como uma criança, disponíveis e atentos, mais dispostos a aprender do que a ensinar». «Temos de trazer sempre essa criança connosco e aprender a partilhá-la com os outros», afirmou, rematando: «nós que estamos habituados a matar, a roubar e a dizer banalidades, temos de aprender a viver neste mundo novo de que hoje falamos, governado por uma criança. Deixem entrar Jesus na vossa vida e a desfazer as teias de aranha que há no vosso coração».

Maria João, in Voz de Lamego, ano 88/42, n.º 4479, 2 de outubro de 2018

A acontecer...

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147

Este site usa cookies para uma melhor experiência de utilização. Saiba mais.