Fechar

Login

29

Abr

2017

Dia do Doente - Movimento da Mensagem de Fátima

O Movimento da Mensagem de Fátima organizou no passado sábado, 22 de abril, o Dia Diocesano do Doente. O encontro teve lugar no espaço do complexo do Santuário da Nossa Senhora dos Remédios, em Lamego, com a orientação do Senhor Reitor do Santuário Padre Doutor João António Teixeira. Estiveram presentes mais de uma centena de doentes de vários pontos da diocese e de todas as idades.

Da parte da manhã, que decorreu na Casa de Oração, o Senhor Padre João Teixeira falou de Nossa Senhora como Mãe de Jesus. Começou por estabelecer alguns paralelismos entre Nossa Senhora dos Remédios e Nossa Senhora de Fátima, não fora Ela a mesma Senhora. Neste ano em que se celebra o Centenário das Aparições, falou da Mensagem de Fátima com enorme conhecimento, mas também com muita fé e o encanto e ternura que lhe são peculiares. Fez reviver os acontecimentos das Aparições realçando o essencial, aquilo que devemos ter sempre presente como batizados. A luz de Deus que nos dá a vida e ilumina através do seu filho Cristo – vitamina “C” essencial às nossas vidas que nos conduz e salva e, o Coração Imaculado de Mãe que nos acolhe e conduz até Deus.

Pelas doze horas, o Senhor Bispo quis também manifestar o seu apoio a todos os doentes e Mensageiros celebrando a Eucaristia na igreja do Santuário.

Após uma refeição muito simples, em agradável convívio, encerrou-se este encontro como a Mãe mais gostaria – em oração. Depois do terço, foi com o beijo a Nossa Senhora, pelas mãos do Senhor Reitor do Santuário que todos se despediram.

Agradecemos a todos os que tornaram possível este dia. Que Nossa Senhora dos Remédios nos acompanhe sempre e continue a cuidar de nós.

 

O Secretariado Diocesano, in Voz de Lamego, ano 87/24, n.º 4409, 25 de abril de 2017

 

 

28

Abr

2017

Consagrados da Diocese de Lamego com o Seu Bispo

 

Amor, Fé e Esperança

 

Na manhã de sábado do dia 22 de Abril de 2017, vinte e três consagrados/as reuniram-se, em formação, com o nosso Bispo, D. António Couto, no Colégio dos Padres Beneditinos, em Lamego. Estiveram representados os seguintes Institutos e Associações: Beneditinos, Discípulas de Nª Sª do Cenáculo, Filhas de S. Camilo, Filiação Cordimariana, Franciscanos, Franciscanas Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, Missionárias Reparadoras do Sagrado Coração de Jesus, Religiosas do Sagrado Coração de Maria, Servas de Nª Sª de Fátima e Servos/as de Maria e do Coração de Jesus.

Continuar...
 

27

Abr

2017

Comunhão Pascal no Estabelecimento Prisional de Lamego

O Senhor Bispo de Lamego, acompanhado pelo Senhor Vigário Geral, Mons. Joaquim Rebelo, quis passar toda a manhã do dia do seu aniversário, 18 de abril, junto dos reclusos do estabelecimento Prisional de Lamego, presidindo também à celebração da Comunhão Pascal. Antes da Eucaristia, os reclusos tiveram a oportunidade de celebrar o Sacramento da Reconciliação.

Na homilia festiva da Comunhão Pascal, o Senhor D. António Couto começou por saudar afetuosamente todos os presentes, a Senhora Diretora, Dra. Maria José Ferreira, Chefe José Coelho e os Senhores Guardas, o Capelão P. Valdemar OSB, a Equipa sacerdotal da Paróquia de Almacave com o Diácono Luís Rafael, o grupo Almacave Jovem e os Escuteiros do Agr. 140 do CNE, que animaram liturgicamente a Eucaristia. Agradeceu ainda tanta abnegação em excesso que a Irmã Fernanda Antunes SNS, com a preciosa ajuda da D. Alcina Ferraz, tem dedicado, semanalmente, a todos estes homens que refazem a sua vida neste Estabelecimento Prisional.

Continuar...
 

26

Abr

2017

Visita Pastoral de D. António Couto à Paróquia de Barrô

De 19 a 23 de abril a paróquia de Santa Maria de Barrô recebeu, a Visita Pastoral de Sua Excelência Reverendíssima, o Senhor Bispo de Lamego, D. António Couto.

Nesta visita, o Senhor Bispo teve oportunidade de visitar todos os lugares de culto, visitar doentes, instituições e contactar com todos os grupos ligados à pastoral.

No dia 19, da parte da tarde pelas 15h30 começou por visitar doentes da parte alta da paróquia (Cêtos, Pataria e Seara). Pela 16h30, celebrou a Eucaristia e administrou o Sacramento da Santa Unção na Capela de São João Batista da Seara, onde vincou a ideia de que o sacramento da unção é uma verdadeira carícia do nosso Deus. Pelas 17h30, celebrou a Eucaristia e administrou o Sacramento da Santa Unção na Capela de São Domingos no mesmo lugar. Aqui o Senhor D. António inteirou-se de todas as obras ali realizadas e que deram uma beleza extraordinária a este local donde se avista uma paisagem belíssima sobre o rio Douro. A tarde deste dia terminou com a visita ao Clube de Caçadores das Quelhas onde jantou e confraternizou com todos os presentes.

Continuar...
 

25

Abr

2017

D. António Couto abriu conferência sobre Dor e Sofrimento

Decorreu no passado dia 21 de Abril, no Centro Paroquial de Almacave, a apresentação da Conferência “Onde está Deus? Dor e Sofrimento do ponto de vista da Fé e da Esperança Humana” que congregou centenas de pessoas, ansiosas de ouvir a partilha dos conferencistas envolvidos, dada a sua biografia mas, acima de tudo, pela sua vasta experiência de vida.

A organização deste evento esteve a cargo do Grupo Almacave Jovem que não se poupou a esforços para a sua divulgação através dos mais diversos meios de comunicação.

A abertura foi realizada com uma intervenção de D. António Couto, Bispo de Lamego, que nos salientou que“a dor é para dizer”, nas nossas vidas e na vida dos que nos rodeiam, lembrando mesmo a sua ligação com as vitimas dos incidentes recentemente ocorridos no nosso Concelho ,a quem é necessária a ajuda material mas, mais ainda que se ouçam na sua dor.

Continuar...