Clericus Cup

Todos os anos, por esta altura - primeira semana de Julho -, decorre em Portugal o denominado Clericus Cup. Trata-se de um torneio de futsal, disputado entre clérigos, durante três dias. As equipas organizam-se por dioceses e o ambiente é muito mais de convívio, de partilha, de festa, do que propriamente de competição por um troféu.

Este ano, a anfitriã foi a arquidiocese de Braga. Em 2018 esta cidade é a Capital Europeia do Desporto, e como tal, o “torneio dos padres” incorporou-se nesse âmbito de comemorações. Marcaram presença oito equipas: Braga, Guarda, Lamego, Porto,  Vicentinos, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu. A nossa diocese fez-se representar por sete sacerdotes, e um “quase” padre.

Durante os dias 2, 3 e 4 de Julho houve oportunidade para jogar, rezar, comer e conviver. Houve ainda tempo para fazer o Roteiro dos Quatros Santos Arcebispos e para visitar a Academia e Estádio do Sporting Clube de Braga.
Desta vez, coube a Vila Real levar a taça de campeão nacional, depois de uma disputada final com a diocese que nos acolheu. Fica o compromisso de ser o Porto a organizar o evento para o próximo ano.

in Voz de Lamego, ano 88/32, n.º 4469, 10 de julho de 2018