Previous Next

Semana de Oração pelas Vocações – Troquemos o instante pelo eterno

Vivemos na semana de 23 a 30 de abril a Semana de Oração pelas Vocações. Este ano com o tema “Troquemos o instante pelo eterno”, fomos novamente desafiados a reconhecer que é à luz da eternidade que melhor se reconhece os caminhos a percorrer na nossa vida, em resposta ao apelo do Senhor que continuamente chama a segui-l’O nos diversos estados de vida.

Como esse apelo apenas se ouve na intimidade e presença de Jesus, a noite de sexta e manhã de sábado foi passada em Lausperene no Seminário de Lamego. Aos pés do Senhor procurámos, de novo, confirmação e força para o nosso caminho e, mais que tudo, pedimos que continue a conquistar os corações de quem O queira seguir na entrega a Deus, aos irmãos e à Igreja. Para este esforço contámos com a presença amiga do Almacave Jovem, do Movimento da Mensagem de Fátima, da Família Andaluz, das irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, dos Servos de Maria e do Coração de Jesus e das Filhas de São Camilo. A todos agradecemos, de coração, a comunhão orante que se fez sentir nessas horas.

Foi também oportunidade para os seminaristas maiores e menores percorrerem de novo os caminhos da nossa Diocese para uma ação vocacional, desta vez em Castro Daire e Vila Nova de Paiva. Começámos desde logo no Seminário, com a presença numerosa de crianças de várias dioceses ligadas ao Movimento da Mensagem de Fátima, com quem partilhámos momentos de festa e alegria, dando testemunho do nosso caminho como seminaristas no seguimento de Jesus. Na tarde de sábado em Castro Daire pudemos estar com os escuteiros e os vários anos de catequese, culminando na celebração da Missa. Na manhã de domingo, como já vem sendo habitual, dividimo-nos para chegar a todas as paróquias da Zona Pastoral de Vila Nova de Paiva. Assim tivemos oportunidade de estar junto destas comunidades nas suas celebrações dominicais e nas catequeses, partilhando o nosso testemunho e conhecendo mais um pouco da realidade da nossa diocese naquela que foi também uma boa oportunidade para reencontrar comunidades que já havíamos percorrido com alegria na peregrinação dos símbolos da JMJ em julho passado. Agradecemos, por isso, o sempre amável acolhimento destas comunidades nas pessoas dos seus párocos: P. Carlos Caria em Castro Daire, P. Justino Lopes em Vila Nova de Paiva, Fráguas e Alhais, P. António Pereira Duarte em Touro e P. Jorge Henrique em Vila Cova à Coelheira e Pendilhe.

A segunda-feira foi também um dia de convívio, desde logo ao almoço com os vários padres que estiveram no Seminário para a assembleia do clero e, de tarde, junto da comunidade de Almacave que se reuniu em festa no escadório do Santuário de Nossa Senhora dos Remédios.

Continuamos a caminhar, olhos postos na eternidade de onde o Senhor nos chama em cada instante, na esperança de que a nossa presença e testemunho possa ser útil a quem o ouviu para encontrar essa voz irresistível de Jesus. A todos levamos nas nossas orações, confiados também na oração de todos, de que tanto precisamos para continuar o caminho.

 

Tiago Torres, in Voz de Lamego, ano 93/25, n.º 4705, 10 de maio 2023

A acontecer...

Seg. Ter. Qua. Qui. Sex. Sáb. Dom.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
26
27
28
29
30

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147