D. António Couto saúda novo Bispo Auxiliar do Porto

NOTA DE SAUDAÇÃO E GRATIDÃO

1. A Diocese de Lamego e o seu Bispo saúdam com fraterna alegria cristã o Rev.do P. Joaquim Dionísio, mui digno membro do Presbitério desta Diocese, pela graça da sua eleição para o 3.º Grau da Ordem Sacerdotal.

2. Nesta oportunidade de graça, em que a mão de Deus se mostra tão próxima e favorável, a Diocese de Lamego e o seu Bispo levantam as mãos para Deus, num gesto de louvor e gratidão, e fazem grata memória de todos os serviços pastorais que o P. Joaquim Dionísio com dedicação, prontidão e esmero realizou nesta Diocese, desde o serviço pastoral em diversas Paróquias, passando pela Direção do Centro Diocesano de Promoção Social, pela Reitoria do Seminário Maior de Lamego e pela Direção do Jornal Diocesano “Voz de Lamego”, e de outros serviços que lhe foram sendo solicitados sobretudo na área da formação sacerdotal e laical, e ultimamente pela Reitoria do Santuário da Virgem Santa Maria da Lapa.

3. A esta memória agradecida por tudo quanto o nosso Bom Deus realizou nesta Diocese de Lamego através do P. Joaquim Dionísio, e a esta saudação ao eleito, trazemos ainda para o primeiro plano o impulso evangelizador patente na figura de Maria que apressadamente se levanta e pelos montes corre para saudar ou evangelizar Isabel. O episódio evangélico que nós conhecemos por «Visitação» recebe o nome de «Saudação» nas Igrejas do Oriente. Nesta hora de graça, em que temos pela frente a figura de Maria e a JMJ, só podemos pedir que se levante um novo impulso evangelizador no coração da Igreja.

4. Nesta hora de graça, a Igreja de Lamego saúda a Igreja irmã do Porto, em cujo seio o novel Bispo eleito vai começar a exercer o seu ministério Episcopal. E juntamos a nossa oração para que sejamos capazes de mostrar Deus mais presente no belo mundo que Ele cria e em que dia-a-dia nos é dada a graça de viver.

Diocese de Lamego, 26 de maio de 2023

+ António, Bispo de Lamego

Nota: A Ordenação Episcopal será no dia 16 de julho, na Catedral de Lamego, às 16h00.