SAUDAÇÃO
Foi por vontade do Papa Francisco que me foi confiada uma nova missão que, hoje, se torna pública.
Com a apreensão própria de quem se reconhece limitado, renovo a minha disponibilidade para servir o Senhor onde a Igreja me enviar, confiando na graça e misericórdia de Deus e na caridade fraterna dos irmãos.
Esta hora de anúncio e de agradecimento pela confiança recebida, é também oportunidade para dar graças ao Senhor pelo caminho percorrido e para recordar, agradecido, todos quantos fui encontrando e me ajudaram a caminhar. Gratidão à bela diocese de Lamego, onde nasci e cresci, ao Sr. D. António Couto, aos sacerdotes do presbitério e, sobretudo, às suas comunidades e instituições onde servi. Bem hajam!
O meu olhar volta-se agora para a grande diocese do Porto, para onde o Senhor me envia. Na pessoa do seu bispo, D. Manuel Linda, a quem agradeço a confiança e o acolhimento, saúdo todos os que vivem nesse vasto território, pleno de vida e marcado pela fé, manifestando-lhe total disponibilidade e lealdade para com ele colaborar no serviço ao Povo de Deus.
No caminho que a todos juntos é dado percorrer, conscientes da presença do Senhor Ressuscitado e atentos às circunstâncias, sabemo-nos sempre amparados pela solicitude protetora da Mãe, a Senhora da Assunção, a quem me confio.