Visita Pastoral de D. António Couto em Mondim da Beira

Nos dias 19 e 21 de maio de 2023, Mondim da Beira teve a honra de receber D. António Couto Reverendíssimo Bispo da Diocese de Lamego, em visita pastoral à nossa paróquia.

No dia 19, junto com o nosso Pároco Senhor Padre Ramos, visitou os doentes que não podem deslocar-se à igreja, dirigindo-lhes sempre palavras de conforto assim como lhes administrou o sacramento da Santa Unção. Em seguida D. António visitou o Centro de Dia onde participou num lanche convívio com os utentes e as suas funcionárias, sempre num clima de imensa alegria e confraternidade.

Nesse mesmo dia no salão nobre da paróquia decorreu um encontro entre o Senhor Bispo, conselho económico paroquial, catequistas, grupo coral, zeladores e os mensageiros de Fátima, o Senhor Bispo dirigiu a todos os presentes palavras de alento na caminhada da fé, deixando quatro ideias fundamentais, sendo a primeira sempre o “Nós” em substituição do “Eu”, a segunda a vida Eterna já está em nós desde o nosso Batismo, a terceira Cristo esta no centro da vida dos crentes e por ultimo o acolhimento como expressão de fé.

Seguiu-se a visita à Capela de Santa Luzia no povo de Almodafa, às ruínas da Igreja velha e à capela da Senhora dos Prazeres no povo de Mondim de cima, onde houve um pequeno convívio com as pessoas presentes e de se saboreou um lanhe ajantarado.

No domingo dia 21 de maio de 2023 foi o ponto alto da Visita Pastoral, o Senhor Bispo foi recebido na capela de S. Jorge por um grupo de crianças que lhe ofereceram uma rosa, as palavras de boas vindas foram feitas por uma catequista junto com o Pároco da freguesia e seguiu-se um cortejo para a Igreja Matriz, onde se celebrou a Santa Missa.

D. António presidiu à Santa Missa e administrou o Sacramento da Santa Unção a quem o quis receber, de seguida seguiu um cortejo até ao cemitério da freguesia onde se rezou pelos defuntos aí sepultados ao longo dos tempos, e ficou uma mensagem de esperança e vida eterna que Jesus Cristo prometeu.

No final, teve lugar no Salão Paroquial Multiusos um almoço convívio entre o nosso Pastor Diocesano, o nosso Pároco e todos os paroquianos que quiseram estar presentes.
D. António Couto esteve sempre de uma forma próxima, acolhedora, alegre e disponível, deixando palavras de alento e muitos ensinamentos.

Obrigado D. António Couto Reverendíssimo Bispo da Diocese de Lamego.

Célia  Loureiro, in Voz de Lamego, ano 93/27, n.º 4707, 24 de maio 2023