O agradável fim de tarde do dia 3 de Fevereiro foi testemunha da alegria com que a comunidade de S. Joaninho recebeu o Sr. D. António Couto, Bispo de Lamego. Após as boas-vindas, com um cântico e umas afetuosas palavras, seguiu-se a celebração da Eucaristia. À porta da Capela, onde N. S. do Carmo é venerada como Padroeira, estava um letreiro com as palavras: Bem vindo, Sr. Bispo!
Na celebração eucarística, um grupo de oito pessoas recebeu o Sacramento do Crisma. No final da celebração, o Sr. D. António agradeceu a receção e a originalidade com as quais a comunidade se preparou para o acolher.
Seguiu-se um momento de convívio, perto da Capela, que permitiu prolongar a partilha e a alegria do encontro que uniu toda a comunidade.
A visita pastoral prosseguiu, no dia seguinte, 4 de Fevereiro, em Vacalar, onde no final da manhã, o Sr. Bispo foi recebido no largo à frente da Igreja Paroquial, na qual Nossa Senhora da Graça é venerada como padroeira. Um coração, feito de pétalas, à entrada da Igreja, dava cor e expressão ao carinho com que o Sr. D. António foi recebido. Na celebração Eucarística, foram 14 os jovens que receberam o Sacramento do Crisma e, à semelhança de quanto tinha acontecido no dia anterior, foram desafiados a darem vida ao dinamismo que o Espírito Santo suscita nos corações daqueles que O recebem.
No final da celebração, o P. José Manuel Correia, Pároco da comunidade, dirigiu umas palavras de agradecimento ao Sr. D. António, manifestando-lhe uma sincera gratidão pela mensagem transmitida pelo Sr. Bispo.
O Sr. D. António Couto também agradeceu ao Pe. José Manuel a sua dedicação e generosidade a cada uma das comunidades que lhe está confiada.
in Voz de Lamego, ano 94/13, n.º 4741, de 7 de fevereiro de 2024.