Previous Next

Dia do Consagrado em Lamego

Por ocasião do Dia do Consagrado, dia 2 de fevereiro, dia em A Igreja celebra a festa da Apresentação do Senhor, nós, os consagrados (as) de Lamego, tivemos a nossa celebração festiva no dia 04, domingo, na Igreja de S. Francisco, com a celebração da Eucaristia presidida pelo nosso Bispo D. António Couto. Foi um momento muito belo onde agradecemos o dom da nossa vocação e da nossa entrega, em fidelidade, ao Senhor e ao serviço do crescimento do Reino.

As diversas Congregações existentes na diocese, na originalidade dos seus carismas e espiritualidade, são uma luz e uma presença de Deus no meio do povo. De facto, como sublinhou o Sr. Bispo na homilia, «o mundo precisa de Deus» e os consagrados com o seu testemunho ajudam «a Igreja inteira a lembrar-se de que em primeiro lugar está o serviço gratuito de Deus tornado possível pela graça de Cristo, comunicada ao crente pelo dom do Espírito» (VC, 25).

As paróquias que na diocese têm a graça de ter comunidades religiosas, têm entre si «um dom oferecido por Deus» (VC 109), dom esse que devemos agradecer, apreciar e valorizar pelas diversas missões e actividades que as Congregações assumem e dinamizam.

O Papa Francisco estabeleceu o ano de 2024 como o «Ano da Oração» em preparação do Jubileu que será celebrado em 2025. O tema escolhido para este jubileu é: «Peregrinos de Esperança». Como consagrados e unidos a toda a Igreja, rezaremos ainda com mais fervor e confiança neste ano dedicado à oração.

 

Irmã Maria do Carmo Farinha Alves, in Voz de Lamego, ano 94/13, n.º 4741, de 7 de fevereiro de 2024.

 

 

A acontecer...

Pesquisar

Redes Sociais

Fale Connosco

  254 612 147

  curia@diocese-lamego.pt

  Rua das Cortes nº2, 5100-132 Lamego.

Contacte-nos

Rua das Cortes, n2, 5100-132 Lamego

 254 612 147

 curia@diocese-lamego.pt

 254 612 147