Realizou-se, este fim de semana – 9, 10 e 11 de fevereiro – a Visita Pastoral no nosso Bispo às paróquias de Parada do Bispo, Fontelo e Aldeias, na Zona Pastoral de Armamar. Desta vez, a visita foi muito simples, sem muitas atividades, mas envolvida de grande satisfação e entusiasmo por parte das comunidades cristãs e dos jovens que acolheram o senhor D. António e o Pe. José Alfredo Patrício nestes dias.
A visita começou com um encontro dos crismandos com o senhor bispo, no dia 9 à noite, na igreja de Fontelo, onde estavam os crismandos das três paróquias. Nele participaram mais de cinquenta jovens e adultos, visivelmente satisfeitos por poderem encontrar-se com o senhor Bispo e terem também a oportunidade de celebrar o sacramento do Crisma.
No sábado à tarde, dia 10 de fevereiro, o senhor bispo encontrou-se com os colaboradores das três paróquias com quem partilhou um pouco sobre a vida pastoral da diocese e nos lançou alguns desafios para o futuro da nossa vida paroquial. Fomos também esclarecidos sobre a administração paroquial, nos vários aspetos da vida da comunidade.
O tempo não esteve muito favorável, com muita chuva, frio e vento. Mas, nem isso dissuadiu as pessoas de virem à igreja em grande número.
Em Parada do Bispo, a celebração, onde foram crismados dois jovens, foi animada pelo grupo coral de Fontelo que se disponibilizou para estar connosco, expressão da vontade de colaboração entre as três comunidades paroquiais.
Em Aldeias, a celebração, onde foram crismados 19 jovens a adultos, foi animada por uma Tuna académica de Vila Real.
A visita pastoral terminará no próximo domingo, dia 18 de fevereiro com a celebração do Crisma em Fontelo.
As celebrações correram muito bem e foram, para o Administrador Paroquial, Pe. Horácio Rossas, sinal de que as comunidades paroquiais estão vivas e isso deixa-nos otimistas para o futuro destas comunidades cristãs e para a Igreja em geral.
Pe. Horácio Rossas, in Voz de Lamego, ano 94/14, n.º 4742, de 14 de fevereiro de 2024.