Encontros Sínodo 2021-2024

A Igreja católica está a viver, de 2021 a 2024, um dos momentos mais decisivos da sua história recente. O Papa Francisco convocou toda a Igreja para o Sínodo, procurando envolver todos os fiéis num processo de oração, reflexão, diálogo e decisões sobre a Igreja de hoje e do futuro próximo.

A primeira sessão da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos decorreu em Roma, de 4 a 29 de outubro de 2023 e o Papa Francisco decidiu que terá uma segunda etapa em 2024. Desta primeira sessão resultou um “Relatório de Síntese”, com o título “Uma Igreja Sinodal em Missão”.

É importante não ficar à margem deste processo sinodal e que cada um possa dar o seu contributo. Neste sentido, a Paróquia da Sé tomou a iniciativa de promover   encontros   de reflexão e partilha, tendo como ponto de partida o documento “Uma Igreja Sinodal em Missão” Ao longo de cinco sábados procuraremos aprender a caminhar juntos, a sentarmo-nos juntos, para que cada um possa encontrar o seu lugar.

O primeiro encontro será dia 24 de fevereiro. Os seguintes a 9 de março, 4 de maio, 25 de maio e 8 de junho. As sessões decorrerão das 14h30 às 17h30 no Seminário Maior de Lamego. Procurando seguir a metodologia da primeira sessão do Sínodo, a estratégia dos encontros assentará no “Diálogo no Espírito”, onde todos são convidados a partilhar a oração, a tomar da palavra, a escutar a palavra dos outros e a identificar os pontos-chave que forem surgindo, de modo a recolher os frutos do trabalho conjunto.

Estes encontros são abertos a todos os fiéis da diocese. Por uma questão de organização solicitamos que, se possível, procedam à inscrição a partir da página da paróquia da Sé (https://paroquiaselamego.wixsite.com/geral/sinodo).

Todos somos chamados.

Carlos Almeida, in Voz de Lamego, ano 94/15, n.º 4743, de 21 de fevereiro de 2024.