D. António Couto, Bispo da Diocese de Lamego, visitou, nos dias 24 e 25 de fevereiro, esta Aldeia de são Romão.
No dia 24, foi a visita a Tões. Pelas 17h00, o povo reuniu-se à entrada da povoação para receber o Sr. Bispo com uma belíssima passadeira de flores e ao som de cânticos e foguetes. Todos se encaminharam para a igreja onde decorreu uma belíssima cerimónia animada por um grupo de 15 Crismandos. Foi também um momento de muita fé e reflexão em que o Sr. Bispo deu a esta belíssima celebração. “Segui a Cristo, vossa esperança, com uma vida cheia de Deus”.
Palavra de Cristo vivo que todos, em particular os jovens, se comprometam a seguir, numa prática religiosa em conformidade com o Evangelho e os ensinamentos da Igreja.
Depois de Eucaristia, a festa prosseguiu, no salão da junta de freguesia, onde foi oferecido a todos os presentes um magnífico lanche. No final, despedimo-nos de D. António, agradecendo a presença e a simpatia.
No dia 25, domingo, a festa foi na paróquia de são Romão. Uma salva de foguetes anunciou a sua chegada, que ocorreu pelas 11 horas junto ao nicho de Nossa Senhora de Fátima, no Cimo do Povo.
O tempo não ajudou, mas, mesmo debaixo de chuva, frio e vento, foi calorosa a receção das pessoas presentes; uma criança agraciou o Sr. Bispo com um lindo ramo de flores.
D. António, com toda a sua simplicidade e simpatia, dirigiu-se às pessoas, cumprimentando-as.
Depois, em procissão, seguiu, com as demais pessoas, até á Igreja, com a rua e adro lindamente ornamentados para o receber e, já dentro da Igreja, parou para admirar a riqueza do seu belo interior, em talha barroca revestida a ouro, as pinturas das Cibilas e a sanca que recentemente foi colocada no Corpo da Igreja.
Presidiu à celebração da Santa Missa, tendo a concelebrar o nosso pároco, Pe. Leontino, e o Sr. Pe. José Alfredo Patrício, chefe de Gabinete do Sr. Bispo e que o acompanha nas visitas pastorais.
A sua homilia foi baseada na vida de Cristo e dirigida mais para os Jovens que iam ser crismados, sublinhando que Cristo é o nosso guia, nosso companheiro e que está sempre ao nosso lado para nos ajudar na vida, com as suas visitas pastorais.
Foram 12 Jovens que receberam o Sacramento do Crisma. O sr. Bispo, traçou nas suas frontes, o sinal da Cruz, para que o Espírito Santo entrasse nos seus corações.
D. António, o Pastor a quem Deus confiou a orientação cristã desta diocese, permaneceu pouco tempo nesta terra, mas dificilmente será esquecida a sua visita, as suas palavras e simpatia.
Os paroquianos agradeceram a sua visita e ofereceram-lhe produtos produzidos nas suas terras, maçãs, vinho, azeite, cebolas, batatas, fumeiro, feijão e outros, que recebeu no momento do ofertório, os quais vão cobrir as necessidades sentidas na clausura das Irmãs Religiosas.
D. António Couto retribuiu com um grande agradecimento a todas as pessoas, pelo empenho que mostraram quer nas suas ofertas quer na preparação da sua visita e convidou as pessoas a fazerem uma visita à sua residência no Paço Episcopal.
Depois do almoço, oferecido pelo Lar São João Batista com as comissões de Tões, São Romão e Queimada, despedimo-nos em alegria e gratidão.
BEM-HAJA Sr. BISPO pela visita às nossas aldeias.
António Monteiro, in Voz de Lamego, ano 94/16, n.º 4744, de 28 de fevereiro de 2024.