Visita Pastoral de D. António à Folgosa do Douro

Citando Sua Santidade Papa Francisco, na Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, “O Bispo deve favorecer sempre a comunhão missionária na sua Igreja diocesana, seguindo o ideal das primeiras comunidades cristãs em que os crentes tinham um só coração e uma só alma. Para isso, às vezes pôr-se-á à frente para indicar a estrada e sustentar a esperança do povo, outras vezes, manter-se-á simplesmente no meio de todos com a sua proximidade simples e misericordiosa e, em certas circunstâncias, deverá caminhar atrás do povo para ajudar aqueles que se atrasaram e sobretudo porque o próprio rebanho possui o olfato para encontrar novas estradas”.

Foi com esta imagem e com uma ebuliente ansiedade que o Sr. Bispo D. António Couto e o Sr. Pe. José Alfredo, foram recebidos na Paróquia de Nossa Senhora da Graça de Folgosa do Douro, nos dias 2 e 3 de março. No dia 2 o Sr. Bispo D. António Couto reuniu com o Conselho Economico, Catequistas, Grupo Coral, Zeladores e no final com os Crismandos.

No dia 3, às 11:15, foram recebidos pela População, Pároco e Junta de Freguesia. Concluída a fervorosa e harmoniosa receção, dirigiram – se à igreja Matriz para darem início à Eucaristia e a Administração do Sacramento do Crisma a 26 Jovens. Jovens que se vieram a preparar, ao longo de vários meses, pelas Irmãs Franciscanas Hospitaleiras, Eliete Fátima, a quem muito agradecemos.

Folgosa do Douro encontra-se embebida na região do Douro, paisagens abençoadas e coroadas, transpondo a excelência da história de um povo que brinda a quem a visita com a delícia e formosura de uma tela pintada pela beleza natural e por um povo que com suor no rosto, mãos calejadas, desbravou as montanhas e nos presentearam com este emaranhado simples, belo e inacabado do humano com o Divino.

Foi como Pastor, amigo e irmão, que se coloca à “frente”, no “meio” e “atrás”, misturando – se com o cheiro do seu rebanho, que o Sr. Bispo D. António Couto nos obsequiou com o belo e profundo testemunho, sabedoria, partilha e perseverança.

O nosso muito obrigado ao nosso Pastor, amigo e irmão, Sr. Bispo D. António Couto.

Pe. Filipe Pereira, in Voz de Lamego, ano 94/17, n.º 4745, de 6 de março 2024.