NOTA DA VIGARARIA GERAL

A Vigararia Geral da Diocese informa que o Senhor D. António Couto, Bispo de Lamego, constituiu um novo Conselho de Presbíteros, por ter terminado o mandato do Conselho anterior. Emitiu para isso um Decreto, que diz o seguinte:

DECRETO

O Conselho de Presbíteros é «uma espécie de senado do Bispo» constituído por um grupo de sacerdotes que seja representativo do presbitério «ao qual compete auxiliar o Bispo no governo da diocese nos termos do direito, para se promover o mais possível o bem pastoral do povo de Deus que lhe foi confiado.» (c. 495 §1)
Em conformidade com os cc. 495-501, e depois de realizadas as diligências necessárias,

HAVEMOS POR BEM

1. Constituir o Conselho de Presbíteros da Diocese de Lamego, para os próximos cinco anos, presidido pelo Bispo Diocesano, com os seguintes membros:
Membros natos: Mons. Joaquim Dias Rebelo, Vigário Geral; Cón. João Carlos Costa Morgado, Pró-Vigário Geral; Cón. João António Pinheiro Teixeira, Presidente do Cabido; Cón. Joaquim Assunção Ferreira, Vigário Judicial; Pe. José Fernando Saraiva Abrunhosa, Vigário Episcopal para os Religiosos; P. Diamantino José Alvaíde Duarte, Coordenador Diocesano da Pastoral; Pe. António Jorge Gomes Giroto, Ecónomo da Diocese; Pe. Ângelo Fernando Gregório Ramos Santos, Secretário do Colégio de Arciprestes; Mons. José Pinto Rodrigues Guedes, Presidente da Direção da Associação Mútua do Clero; Cón. José Filipe Mendes Pereira, Reitor do Seminário Maior de Lamego.
Membros eleitos: Pe. Horário Ribeiro Rossas e Cón. Manuel Jorge Leal Domingues (Arc. de Armamar-Tarouca); Pe. José António Magalhães Rodrigues e Pe. António Pereira Duarte (Arc. de Castro Daire-V. N. de Paiva); Pe. Fabrício António Pinheiro Correia e Pe. Vasco Mário Pinheiro Alves (Arc. de Cinfães-Resende); Cón. Hermínio Manuel Lopes (Arc. de Lamego); Pe. José Fonseca Soares, Pe. José Miguel Loureiro Almeida, Pe. Filipe Manuel Pereira Rosa e Pe. António Júlio Fernandes Pinto (Arc. de Mêda-Penedono-S. João da Pesqueira-V. N. de Foz Côa); Pe. Vítor Manuel Teixeira Carreira, Pe. André Filipe Mendes Pereira e Pe. Tiago João Mota Carmo Gonçalves Machado (Arc. de Moimenta da Beira-Sernancelhe-Tabuaço); Mons. José Fernandes Bouça Pires (Representante das Comissões, Departamentos e Serviços); Pe. Avelino Martins Silva, OSB (Representante do Clero Religioso).
Membros nomeados pelo Bispo Diocesano: Cón. José Manuel Pereira Melo, Pe. Carlos Manuel Rodrigues de Carvalho, Pe. Excelso Carlos dos Santos Ferreira, Pe. Bráulio Manuel Félix Carvalho, Pe. Jorge Manuel dos Santos Dias e Pe. Luís Rafael Teles Azevedo.

2. Nomear, como Primeiro Secretário do Conselho de Presbíteros, o Rev. Pe. Diamantino José Alvaíde Duarte.

DADO em Lamego, aos 26 dias do mês de março de 2024
D. António José da Rocha Couto, Bispo de Lamego