Arciprestado de Cinfães-Resende
Apresentação da Carta Pastoral do Sr. Bispo
“Um banquete, para nós e para todos
é milagre que não podemos calar,
Colocando em Tuas mãos as nossas vidas,
damos graças ao poder compartilhar.
Dia-a-dia, no Pão-nosso em que Te dás,
verdadeiro Alimento no altar:
Mesa posta sobre o chão de tantas vidas…
abundância que não se pode comprar.”
No passado Domingo, dia 21 de abril, realizou-se no Centro Escolar de Oliveira do Douro, a apresentação da Carta Pastoral para o ano 2023/2024, pelo Sr. Bispo de Lamego, D. António Couto. Estiveram presentes cerca de 300 pessoas, vindas das várias paróquias pertencentes ao Arciprestado Cinfães-Resende.
O ambiente de convívio fraterno era visível, a alegria e boa disposição contagiosas, sentia-se animação no ar. O encontro começou com um momento musical, promovido pelos jovens e crianças de Oliveira do Douro, em conjunto com o grupo coral, interpretando um original dos jovens da paróquia. De seguida, foram apresentados testemunhos de duas jovens que fizeram a caminhada Rumo à JMJ2023, com perspetivas e vivências diferentes. A primeira viveu a experiência enquanto peregrina e família de acolhimento, descreveu as dificuldades de arranjar casa para os jovens vindos das diversas partes do Mundo e as barreiras que foram quebradas, nas periferias em que a população é mais envelhecida. A outra falou no lado de ser organizador de uma atividade mundial destas dimensões, dos obstáculos que surgiram no caminho e das muitas vezes em que tiveram de se reinventar, do trabalho sem fim, mas muito recompensado, da dureza de ser voluntário numa situação em que o número de mãos nunca é suficiente.
O Sr. Bispo tomou a palavra e explicou de forma breve, a proposta que tinha para a nossa Diocese de Lamego. Salientou que Deus não se impõe, Ele mostra-se, esperando que cada um dê testemunho da sua vida e seja transformação perante os outros. A Palavra de Jesus é o Alimento da Vida Eterna, Ele é sempre o caminho. No deserto, Jesus colocou Filipe à prova e ele falhou, porque não confiou na presença do Senhor. Depois de explicar vários detalhes do Texto Bíblico que inspirou a redação desta carta (Jo 6, 12), o nosso Bispo concluiu afirmando que se deve recolher com amor sem medida, todos os pedaços que sobraram, todos os pedaços de Vida Eterna, inesgotável, pois Jesus nunca se esgota, sobra sempre… e de modo muito especial no sacramento da Eucaristia.
A primeira parte deste encontro terminou com a Oração pelas Vocações, a Bênção do Sr. Bispo e a interpretação do Hino da JMJ 2023, cantado por todos os presentes. Seguiu-se um lanche partilhado, com animação do grupo de concertinas de Ferreiros de Tendais. E, assim, encerrou um bom momento de convívio e partilha entre irmãos.
Ana Botelho, in Voz de Lamego, ano 94/23, n.º 4751, de 24 de abril de 2024