Com o mesmo objetivo e dinâmica, mas em formato de itinerância, decorreu a segunda reunião plenária do Conselho Pastoral Diocesano de Lamego, do ano em curso. Aconteceu no passado sábado, dia 27 de abril, em Resende, uma vez que a primeira tinha acontecido na parte mais a leste do território diocesano.
Na presença de Dom António Couto, nosso bispo, e dos membros deste conselho que puderam estar presentes, a reunião ocupou toda a manhã. Os dois assuntos mais relevantes a serem tratados foram os seguintes:
1 – Avaliação deste ano pastoral: a formação ministrada a vários grupos e estruturas da pastoral diocesana (Ministros Extraordinários da Comunhão; Grupos Corais; etc.) e a apresentação da Carta Pastoral “Recolhei os pedações que sobraram” (Jo 6,12), que este ano foi feita em diferentes lugares da diocese, e em datas diferentes, ao longo do ano;
2 – O próximo ano pastoral: que tema pode nortear a vida eclesial da diocese e o Jubileu de 2025, cujo o tema o Papa já publicou: “Peregrinos da Esperança”. Foram apresentadas algumas possíveis iniciativas e alinhavadas algumas linhas de ação pastoral.
Ficou ainda decidida a alteração da data e lugar do Dia da Família Diocesana. Fica cancelado o dia de 6 de julho. Esta atividade passa para dia 20 de julho, em Tarouca, no Parque Ribeirinho, e realiza-se em conjunto com o Encontro Diocesano das Famílias de Acolhimento dos Jovens JMJ, que acontecerá no mesmo dia e no mesmo local.
Pe. Diamantino Alvaíde, in Voz de Lamego, ano 94/24, n.º 4752, de 1 de maio 2024.