O último domingo de maio é sempre oportunidade para as paróquias do Arciprestado de Lamego se juntarem e caminharem em peregrinação até ao Monte de Santo Estevão, acompanhando o andor de Nossa Senhora dos Remédios até ao Seu Santuário.
Neste mês dedicado à Mãe, acontecem as manifestações de oração, desde procissões, peregrinações, oração do Terço coletivo e tudo o que possa ser manifestação de louvor a Maria, pelo que agregam inúmeras multidões de fiéis que, apesar de não terem um cumprimento de preceitos habituais na Igreja nunca faltam para estar junto d’Ela.
Numa caminhada secular, as paróquias do aro de Lamego sempre se juntam, com os seus pendões e representações de alfaias litúrgicas, para fazerem o percurso desde a Sé Catedral, pela cidade até ao Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, estando agora integrados também os representantes dos grupos de peregrinos que já este mês caminharam até Fátima.
Este ano foi possível ver o “mar de gente”, de crianças a idosos que se juntaram, vindos dos mais diversos locais, quer para assistir à passagem da procissão, quer para se integrar na mesma. A orientação da meditação do Terço ouviu-se pela cidade e todos podem assim acompanhar e rezar.
A peregrinação foi acompanhada pelos sacerdotes das diversas paróquias, com a presença do Bispo de Lamego, D. António Couto, que presidiu à Eucaristia, participada por inúmeros fiéis que terminam este peregrinar com o acompanhamento do andor da Mãe até à Sua Casa, numa impressionante procissão do adeus à Virgem.
Maria congrega todos ao Seu redor e, quando vem até à Sua cidade, logo se verificam as manifestações de apreço e carinho e, nestes tempos tão incertos nos mais diversos aspetos sociais e pessoais, é na Mãe que os cristãos se suportam na esperança de dias melhores ou de gratidão e louvor pelos benefícios e milagres alcançados. A Fé em Nossa Senhora sempre será o suporte para o nosso peregrinar nesta vida.
Que Maria nos ajude no peregrinar de cada dia e a este mundo traga a Paz e a Humanidade que tanto se necessita.
Isolina Guerra, in Voz de Lamego, ano 94/28, n.º 4756, de 29 de maio 2024.