Decorreu, nos dias 1 e 2 de junho deste ano de 2024, a Visita Pastoral à Paróquia de Samodães.
O Senhor D. António, digníssimo Bispo da nossa Diocese de Lamego, acompanhado pelo seu chefe de gabinete, Pe. José Alfredo Patrício e pelo Padre Victor, pároco de Samodães, foi recebido na sede da Junta de Freguesia, onde se reuniu com o executivo, com o conselho económico da Igreja Paroquial, acólitos, leitores, grupo coral, zeladoras dos altares, catequistas e demais paroquianos que fizeram questão em encontrar-se com o seu Bispo.
No decorrer desta reunião, em que as pessoas dialogaram espontaneamente, foi dado conhecimento da realidade da vida e da história desta comunidade, com especial destaque o problema da desertificação. Foi ainda destacada a situação degradante em que se encontra parte da talha da Igreja Paroquial e a necessidade urgente de uma intervenção na conservação desta riqueza do património que os nossos antepassados nos deixaram. A dificuldade é sempre a mesma, a falta de verbas para financiar este investimento que é muito dispendioso.
Seguiu-se um agradável lanche/convívio entre todos os presentes oferecido pela Junta de Freguesia, não faltando a alegria e boa disposição.
O segundo dia começou bem cedo, a lua foi nossa companheira durante algum tempo até que o sol nos iluminasse. Um bom grupo de voluntários desta comunidade juntou-se para embelezar e decorar o adro da Igreja com tapetes de flores e arranjos florais; uma verdadeira “obra prima”. O vento não nos largou dificultando a execução da passadeira, mas não houve desânimo e tudo foi realizado. O interior da Igreja também foi adornado e engalanado graciosamente por um profissional filho da terra, sempre disponível e colaborante em todas as atividades paroquiais.
Pelas 11 horas, o Senhor Bispo foi recebido à entrada do adro da Igreja por toda a comunidade e uma criança da catequese ofereceu-lhe um ramo de flores.
Seguidamente a Presidente da Junta proferiu as boas-vindas:
“Ex.mo e Rev.mo D. António Couto, digníssimo Bispo da nossa Diocese de Lamego:
É com muita alegria que o recebemos mais uma vez na nossa paróquia de Samodães. Seja bem-vindo!
Somos uma comunidade humilde, simples e pequena, mas com um coração enorme e aberto para o receber e acolher. Que a sua presença senhor Bispo, nos ajude a fortalecer a nossa Fé e a amar sempre e cada vez mais o nosso Deus. Que nunca nos falte a Esperança para enfrentar as adversidades da vida e a Caridade para ajudar o irmão mais pobre e necessitado.
Hoje Samodães está em festa! Sim, estamos em festa porque o nosso Pastor veio visitar o seu rebanho e nós, as suas ovelhas, aqui nos reunimos e, muito reconhecidos, agradecemos a sua presença. Conte com a nossa oração. Que são Pedro, o nosso padroeiro o proteja e Nossa Senhora sempre o acompanhe nesta tão nobre missão evangelizadora. Obrigada pelo pároco a quem confiou a nossa paróquia, o sr. Padre Victor. É um amigo e um excelente representante de Sua Ex.ª Revm.ª. Com ele caminhamos mais seguros e mais firmes na proclamação da Palavra de Deus. Bem-haja Senhor D. António. Deus o cubra de bênçãos e o ilumine. Samodães está sempre de braços abertos para o receber”.
De seguida teve início a Eucaristia, animada pelo grupo coral da paróquia, sendo administrado o Sacramento da Santa Unção a todos os fiéis presentes.
Terminada a Eucaristia, o pároco agradeceu a presença do senhor Bispo na nossa paróquia, agradeceu ainda a colaboração de toda a comunidade na preparação da Visita Pastoral.
Foi ainda homenageado um casal pela constante dedicação à Igreja, a D. Aldina e o Sr. António Carvalho.
O Senhor Bispo terminou a celebração agradecendo o acolhimento e o carinho de todos, fazendo um convite a cada um dos presentes dizendo que as portas do Paço Episcopal estão abertas para os receber, tal como aqui foi recebido.
Um grupo de pessoas acompanhou o Senhor Bispo até uma unidade hoteleira da Freguesia, onde foi servido o almoço.
A Comunidade Paroquial de Samodães agradece reconhecidamente ao Senhor Bispo a sua presença.
Alzira Coelho, in Voz de Lamego, ano 94/29, n.º 4757, de 5 de junho 2024.